Chinesa Huawei quer investir em Aparecida

0
1402
Prefeito eleito Gustavo Mendanha, diretores da Huawei, prefeito Maguito Vilela e secretário Euler Morais: encontro em Barcelona

Gigante no ramo das telecomunicações virá ao município para apresentar projeto inovador de conectividade

Além de participar de importantes discussões sobre Cidades Inteligentes, Sustentabilidade e Tecnologia e conhecer de perto diversas experiências exitosas e também boas práticas de governança durante o Smart City Expo & World Congress – evento que aconteceu semana passada na cidade de Barcelona –, o prefeito Maguito Vilela e o prefeito eleito Gustavo Mendanha aproveitam a oportunidade para conhecer grandes lideranças mundiais em diversas áreas. Um dos motivos é inserir Aparecida de Goiânia no contexto das grandes parcerias-público-privadas (PPP). Neste panorama, acabaram se desenhando importantes possibilidades. Eles tiveram reuniões estratégicas para dar prosseguimento ao projeto de desenvolvimento econômico e social do município. Uma delas foi o encontro com dirigentes da multinacional chinesa Huawei.
“Viemos buscar soluções práticas para tornarmos nossas cidades cada vez mais interligagas e inteligentes. Nos foram apresentadas diversos mecanismos de modernização da gestão. Issso não poderia acontecer sem levarmos internet gratuita aos muitos pontos da cidade, nas praças, nos parques. Isso é totalmente possível. Confesso que estou bastante impactado com todas as possibilidades. O melhor de tudo é que algumas das empresas que conhecemos nos visitarão em breve. Estarão em Aparecida ainda este ano, para colocarmos vários destas ideias em prática”, declarou Gustavo Mendanha. “Já nos reunimos com a prefeita de Barcelona, Ada Colau, com a Câmara do Comércio Brasil-Espanha e com vários grupos de empresas importantes no cenário mundial. Aparecida seguramente sairá ganhando com toda esta troca de informações”, informou Maguito Vilela.
A Huawei – Empresa sediada na cidade de Shenzhen e líder mundial no ramo das telecomunicações – se tornou em 2012 a maior fornecedora de equipamentos para redes do mundo, ultrapassado a sueca Ericsson. Segundo o secretário de Governo e Integração Institucional, Euler Morais, o último dia do encontro mundial para Cidades Inteligentes foi bastante proveitoso para acertar parcerias neste sentido. “A possibilidade de vinda de uma empresa do porte da Huawei vem de ao encontro de tudo que viemos construíndo em Aparecida ao longo dos últimos oito anos e mostra o quanto estamos no caminho certo. É uma empresa que atua em diversas áreas de ‘Cidades Inteligentes’, inclusive no ramo de infraestrutura de fibras óticas e de outros equipamentos que asseguram alta eficiência no uso da internet e da conectividade”.
Além do encontro com os dirigentes chineses, Maguito Vilela e Gustavo Medanha se reuniram com o empresario José Henrique e o diretor geral da Arelsa, Daniel Fernandez. A empresa, de Barcelona, é responsavel por quase toda a produção de equipamentos e de telegestão da capital espanhola. “Eles também demonstraram muito interesse em investir em municípios brasileiros e já colocaram Aparecida de Goiânia no roreito de cidades a serem visitadas. Marcamos a vinda deles para dezembro deste ano. É natural que cada vez mais empresas deste porte demonstrem interesse em se instalar em Aparecida. Cada vez que isso acontece se movimenta a cadeia social e econômica, melhorando a qualidade de vida das pessoas”, pontuou Euler Morais.
Além disso, os três se reuniram com Josep Lluís Bonet, presidente da Fira Barcelona, empresa responsável pela organização do Smart City Expo & World Congress; e com o diretor geral do evento, Ugo Valenti. Na condição de chefe da delegação brasileira de prefeitos e dirigentes da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Maguito Vilela deu entrevista para repórteres de veículos locais e também gravou, ao lado de Gustavo Mendanha, mensagens para a redes sociais a respeito do evento e de suas perspectivas, resultados e desdobramentos para a cidade de Aparecida.
A participação da cidade de Aparecida foi bastante exitosa. A começar pelo evento de boas vindas ao evento organizado pela anfitriã Ada Colau, prefeita de Barcelona, que promoveu um jantar de recepção aos dirigentes na noite de abertura, que aconteceu na última terça-feira, dia15,.  O congresso “Cidades Inteligentes”, como é chamado aqui no Brasil, teve uma extensa programação de palestras com renomados conferencistas e promoveu a troca de experiências exitosas, de boas práticas de governança e de parcerias-público-privadas (PPP). Antes da abertura oficial Maguito e Gustavo tiveram agenda recheada de visitas técnicas.
Na agenda de visitas, os três conheceram empresas de Mobilidade Urbana; um projeto de fomento e apoio a micro e pequenas empresas; e um distrito comercial implantado a partir do novo Plano Diretor de Barcelona que a colocou na rota das cidades sustentaveis e inteligentes, com enfase em novas tecnologias e qualidade de vida.
Tanto Maguito Vilela quanto Gustavo Mendanha se mostraram bastante entusiasmados com o alto nivel da programação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here