Estudantes goianos encerram fase individual com cinco pódios

0
371
Os jogos Estudantis de Goiás, os Jogos Escolares da Juventude têm como objetivo principal contribuir para a inclusão social dos jovens através do esporte, além de identificar atletas para o alto rendimento do país

Grupo masculino de judô conquistou medalha de ouro na competição por equipes

Do alto do pódio, a delegação estudantil de Goiás encerrou sua participação nos esportes individuais pelos Jogos Escolares da Juventude de João Pessoa 2016. A equipe de judô masculina conquistou o primeiro lugar na competição por equipe e levou a medalha de ouro. Para completar a festa o judô feminino e a natação também conquistaram medalhas. Na segunda-feira, 14/11, os atletas de esportes individuais retornaram a Goiânia e a dos esportes coletivos chegaram a Paraíba para a última semana do certame.
Foram três dias competições para alunos-atletas de 15 a 17 anos em nove esportes individuais. Estavam em disputa o judô, vôlei de praia, natação, tênis de mesa, xadrez, atletismo, ginástica rítmica, ciclismo e luta olímpica.
A delegação de Goiás conquistou medalha de prata na natação 200m medley, bronze no 100m borboleta e bronze também no 50m costa. O judô feminino por equipe ficou com a terceira colocação superando a equipe Paraibana, dona da casa, numa emocionante disputa. O maior destaque ficou com o judô masculino que conquistou medalha de ouro como a melhor equipe de sua categoria.
Para o superintendente de Desporto Educacional da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, Maurício Roriz, a participação goiana na fase individual foi muito positiva.
“Foi uma competição movida pela superação e garra dos estudantes-atletas goianos. Mesmos os atletas que não conseguiram medalhas representaram muito bem o nosso estado”, destacou.
Roriz explicou ainda que em torneios de alto nível nem sempre um ótimo desempenho se converte em medalhas e que a característica da Seduce é trazer atletas estudantes, cumprindo assim o papel inclusivo e de formação característicos do desporto escolar. Diferentemente de Goiás, a maior parte dos estados selecionam atletas em federações priorizando os resultados e quantidade de medalhas.
“Nossa missão é a educação social e esportiva, nisto a Seduce cumpre seu papel é conquista sempre a medalha de ouro”, lembrou.
Na terça-feira, 15/11, teve início a segunda fase de disputas com as modalidades coletivas. Os campeões estaduais de basquete, futsal, handebol e vôlei masculino e feminino lutam pelo título nacional até o sábado, dia 19.

Novos talentos
Assim como nos Jogos Estudantis de Goiás, os Jogos Escolares da Juventude têm como objetivo principal contribuir para a inclusão social dos jovens através do esporte, além de identificar atletas para o alto rendimento do país. O Time Brasil que participou dos Jogos Olímpicos Rio 2016 é um exemplo da capacidade de identificação de talentos do evento. Dos 465 atletas brasileiros que disputaram a Olimpíada Rio 2016, 52 passaram pelos Jogos Escolares. Levando-se em conta apenas as modalidades disputadas nos Jogos Escolares, esse número representa 23% da delegação brasileira nos Jogos Olímpicos. Todo esse percentual positivo de participação e descoberta de novos talentos tem início dentro das escolas e nos Jogos Estudantis de cada estado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here