Operação policial fecha a região Noroeste

0
2330
Durante quatro dias as forças de segurança intensificaram ações na região Noroeste

Governador Marconi Perillo e vice José Eliton lançam projeto “SSP com Você” e abrem Conferência Municipal do Pacto Social Goiás Pela Vida em Goiânia

A Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária deu início na última quinta-feira, dia 17, a uma operação das forças de segurança de Goiás na região da capital. As ações estiveram concentradas na Praça da Feira, no Setor Morada do Sol, onde ocorreu o lançamento da Conferência Municipal do Pacto Social Goiás Pela Vida e o projeto “SSP com Você”. O governador Marconi Perillo e o vice-governador e titular da pasta, José Eliton, fizeram a abertura do evento.
“Iniciamos hoje a maior operação policial da história da região Noroeste”, enfatizou José Eliton ao ressaltar que a intensificação dos trabalhos das forças de segurança nesses bairros é resultado de um mapeamento realizado pelas equipes de inteligência da secretaria, que identificou os focos de criminalidade.
O secretário, juntamente com o comandante-geral da PMGO, Coronel Divino Alves, delegado-geral da Polícia Civil, Álvaro Cássio, superintendentes da Polícia Técnico-Científica, Rejane Barcelos, do Procon-GO, Darlene Araújo, e de Administração Penitenciária, Victor Dragalzew, cumprirão agenda até domingo na região.
“Esse é um governo que cumpre os compromissos feitos com todas as forças de segurança. Um exemplo disso é o aumento de 12,33% que será concedido a todos os policiais a partir de dezembro”, lembra José Eliton.
O governador Marconi Perillo lembra dos investimentos em segurança pública que, desde seu primeiro mandato, implementaram ações de proteção à população e valorização das forças de segurança. “Temos hoje policiais valorosos, que não medem esforços para dar segurança e garantir a paz social que a sociedade goiana merece”, destacou o governador.
Marconi Perillo garantiu, ainda, que a iniciativa passará por todas as regiões da Capital com o intuito de ouvir as demandas dos bairros. “Esse é um programa permanente, que seguirá até o fim do governo, que ouvirá as sugestões e pedidos dos moradores, que colocará a segurança pública mais próxima do cidadão”, pontuou.
O titular da SSPAP, José Eliton, cita a importância da Conferência Municipal do Pacto Social Goiás Pela Vida e o evento SSP com Você, que, além de Goiânia, passará pelos 50 maiores municípios do estado. “Precisamos conscientizar o cidadão da importância de cada um no combate à criminalidade. União, estados, municípios e a população, todos juntos”, reforçou.

Eixos estruturantes
Aos moradores da região Noroeste, o governador Marconi Perillo e o vice-governador e titular da SSPAP, José Eliton, falaram dos eixos estruturantes que nortearão as mudanças para garantir efetivamente a segurança pública no Estado. O primeiro trata das mudanças nos protocolos de atuação, que já ocorrem desde o primeiro mandato de Perillo, em 1999. Reestruturação das políticas estruturais, proteção e valorização dos policiais, troca de viaturas, aquisição de equipamentos e armamento são alguns pontos.
O segundo eixo relatado por Eliton diz respeito ao Pacto Integrador de Segurança pública que, dentre outras ações, defende o endurecimento de leis e o cumprimento de penas para criminosos. “A mudança na legislação foi defendida por todos nós, secretários de segurança pública do Brasil, durante o quarto encontro do Pacto, ocorrido na semana passada aqui em Goiânia, onde entregamos um documento com essas e outras reivindicações ao ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, e à presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia”, disse o titular da SSPAP.
Por fim, José Eliton reforçou a importância do Pacto Social Goiás Pela Vida, que faz referência à Constituição Federal do Brasil, que prevê que é dever do Estado brasileiro garantir segurança pública a todos. “Ações como manter alunos na escola, iluminação pública eficiente, entre outras, são medidas que antecedem ações criminosas e torna a sociedade mais segura”, ressalta.

Ações
As ações de policiamento serão reforçadas pela Polícia Militar e suas unidades especializadas realizarão a Operação Inquietação, com bloqueios e exposição do programa de combate às drogas nas escolas (Proerd), policiamento ambiental, entre outros. Polícia Civil, Procon, Corpo de Bombeiros, Sistema Penitenciário e Polícia Técnico-Científica oferecem diversos serviços, além do Vapt Vupt.
Após a solenidade de abertura, o vice-governador manteve audiências com lideranças políticas e comunitárias da região Noroeste dando continuidade às atividades do evento “SSP com Você” e Pacto Social Goiás Pela Vida. O objetivo da iniciativa é discutir ações articuladas entre governo e sociedade para a prevenção da criminalidade na região.
O diálogo com a sociedade é uma iniciativa das secretárias de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP) e de Governo (Segov). Até domingo serão realizadas ações de policiamento e reforço em diversos bairros que integram a região Noroeste de Goiânia.

Atividades na região
Durante os quatro dias ações das forças de segurança do estado serão intensificadas em todos os bairros da região Noroeste. A Polícia Militar trabalhará com efetivo nas ruas, que inclui a participação de todas as unidades especializadas. São elas o Grupo de Radiopatrulha Aérea (GRAer), Batalhão de Polícia Militar de Choque (BPMChoque), 1º Grupamento de Intervenção Rápida e Ostensiva (BPMGIRO), Regimento de Polícia Montada (RPMont), Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam) e Batalhão de Operações Especiais (Bope).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here