Marconi incentiva população goiana a doar sangue

0
1945
Marconi Perillo

O governador Marconi Perillo foi ao Hemocentro de Goiás, na manhã de sexta-feira, dia 25, e fez doação de sangue para o estoque da unidade de saúde. A ação de Marconi teve o objetivo de incentivar os goianos a fazerem a mesma coisa já que o Hemocentro está com estoque muito baixo. Em alguns casos, até zerado. Em tom descontraído, ele lembrou que o gesto de solidariedade também marcava o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado naquele dia em todo País: “É rápido, simples e indolor. Se todos tomarem essa ação, vamos salvar vidas. Procurarei fazer isso mais vezes”, declarou. Ao chegar na unidade, o governador passou pelo cadastro, pré-triagem, onde foram averiguados peso, pressão arterial, altura e batimentos cardíacos. Depois passou pela triagem clínica, onde respondeu a um questionário sobre hábitos pessoais. Habilitado, partiu para a doação. Após o procedimento, Marconi postou vídeo nas redes sociais comentando sua atitude. “Acabo de cumprir um dever de cidadão no Dia Nacional de Doadores de Sangue me cadastrando como doador de sangue e também de medula. Foi rápido, nove minutos e 410 mililitros. Gostaria de convidar a todos a fazer a mesma coisa. Doar sangue salva vidas”. Após a doação, Marconi tomou um café e mais uma vez voltou a destacar a importância da conscientização do ato durante a Semana Nacional do Doador.  “Doar sangue é doar vida. Espero que este ato sirva de exemplo. É um dos maiores atos de ajuda ao próximo”, destacou.

“Avolumaram-se as críticas sobre mim. Em Salvador, vejo o sofrimento dos meus
familiares. Quem me conhece sabe ser esse o limite da dor que suporto. É hora de sair”

Trecho da carta do ex-ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, justificando ao presidente Michel Temer seu pedido de demissão. Geddel é acusado pelo ex-ministro da Cultura Marcelo Calero de tentar forçar a liberação da obra de um prédio em Salvador (BA)


Revogação de reajuste
O governador Marconi Perillo vai revogar a lei de autoria do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) que concedeu reajuste salarial e criou auxílios creche e alimentação para os servidores. Por determinação de Marconi, a Secretaria da Casa Civil vai encaminhar de imediato para a Assembleia Legislativa projeto de lei pedindo a revogação da concessão dos benefícios.

Virada
O polêmico vereador Clécio Alves (PMDB) está vencendo a queda de braço com os colegas Andrey Azeredo (PMDB) e Welington Peixoto (PMDB) na disputa pela presidência da Câmara Municipal de Goiânia. Ele já foi presidente da Casa e tem apoio do prefeito eleito Iris Rezende, o que o beneficia muito.

Consenso
Clécio Alves agora pretende formar um chapão e promover o consenso entre os colegas em torno de sua candidatura. O vereador intensificou as articulações e a disputa interna esquentou com a possibilidade real do vice-prefeito eleito, Major Araújo (PRP), renunciar ao cargo e permanecer na Assembleia Legislativa. Assim, o próximo presidente da Câmara Municipal passa a ser na linha de sucessão o vice-prefeito de Goiânia.

Vaga na Assembleia
Permanecendo na Câmara Municipal, Clécio Alves abre vaga para Lívio Luciano, o terceiro suplente do PMDB, assumir cadeira na Assembleia Legislativa já que Adib Elias (Catalão) e Ernesto Roller (Formosa) foram eleitos prefeitos este ano. A primeira vaga é de Vaguinho, que vai assumir. A segunda é de Clécio, que deve renunciar. Se Lívio Luciano for convidado por Iris Rezende a compor sua equipe ele se licencia da Assembleia, abrindo espaço para o quarto suplente, o vereador de Aparecida, Ezizio Barbosa.

Melhor congressista
Senador Ronaldo Caiado, líder do DEM no Senado, foi eleito como o melhor parlamentar de Goiás em 2016. A seleção feita pelo Ranking Políticos ainda aponta o senador como o 2º melhor congressista no cenário nacional. “É sempre com muito orgulho que recebo esse tipo de reconhecimento. Fui eleito para representar bem o povo de Goiás e me sinto com a obrigação de realizar um bom trabalho. Esse prêmio só me dá mais ânimo para continuar empenhado na minha atuação e serve de prestação de contas” comemorou Caiado. A cerimônia de premiação ocorreu na quinta-feira, dia 24.

Situação indefinida
A Justiça acatou na semana passada recurso de Divino Lemes (PSD) e deferiu seu registro de candidatura para prefeito de Senador Canedo. Agora ele pode ser diplomado e empossado no cargo, assim como ocorreu em Flores de Goiás, Luziânia, Rio Quente e Petrolina. Mas em Água Fria de Goiás, Avelinópolis, Campinaçu, Niquelândia, Palestina de Goiás, Planaltina e São Luiz de Montes Belos os moradores ainda não sabem quem será o prefeito em 1º de janeiro de 2017.

Operação Paranaíba
A Polícia Civil investigou, investigou, mas descobriu pouca coisa sobre as mortes do ex-prefeito de Itumbiara José Gomes da Rocha (PTB) e do policial militar Vanilson Pereira, em atentado a bala ocorrido no dia 28 de setembro. O que a polícia apurou na Operação Paranaíba todo mundo já sabia: os dois assassinatos foram cometidos pelo funcionário público Gilberto Ferreira do Amaral, o Béba, que também morreu no local do atentado.

Divulgação
O inquérito da Polícia Civil não conseguiu comprovar a participação de terceiros no crime, pelo menos não como mandante ou mandantes. A família de José Gomes foi informada da conclusão das investigações na quinta-feira, dia 24, mas a divulgação do resultado do trabalho da polícia ao públco ocorreu na sexta-feira, dia 25.

Surto psicótico
Para a polícia, a mania de perseguição levou Gilberto do Amaral a cometer a barbárie contra José Gomes, em tragédia que também vitimou o cabo da PM, Vanilson João Pereira. Foi consttato ainda que atirador agiu sozinho, que não houve rixa em face de disputa de terras e nem agressão por parte do ex-prefeito

Diferenças
Enquanto na situação o governador Marconi Perillo (PSDB) já escolheu o vice-governador José Eliton (PSDB) para disputar sua sucessão, na oposição é diferente, pelo menos no PMDB, que sempre rivaliza com os tucanos em Goiás. O senador Ronaldo Caiado (DEM), que deve se filiar ao partido no ano que vem, e o prefeito peemedebista Maguito Vilela dividem a opinião dos que querem defenestrar do poder em 2018 o grupo que está no comando do governo de Goiás há 20 anos.

Retribuição
Filiando ao PMDB, Ronaldo Caiado terá um aliado muito forte e que pode decidir a favor dele: o prefeito eleito de Goiânia Iris Rezende. Mas no partido há outra corrente que não apoia Caiado e prefere Maguito Vilela. Essa corrente entende que o PMDB já deu o mandato de senador a Caiado em 2014 e que agora é hora dele retribuir apoiando um peemedebista nato para disputar o governo de Goiás nas próximas eleições.


Rápidas

– Prefeito de Aparecida, Maguito Vilela inaugura na noite desta terça-feira, dia 29, o Eixo Norte-Sul 1 (Avenida Jataí), considerada a maior obra de mobilidade nos oito anos de sua gestão.
– Uma comitiva de jataienses liderada pelo prefeito Humberto Machado vem a Aparecida para a inauguração do novo eixo que leva o nome de Jataí em homenagem à terra natal de Maguito.
– Está em vigor a Lei 19.497/2016 que dá ao deficiente físico isenção de IPVA, mesmo não sendo habilitado para conduzir veículos. Antes o benefício só valia para o deficiente habilitado a dirigir.
– O 2º Festival Gastronômico de Goiânia será realizado de 1º a 4 de dezembro no Estádio Olímpico. O Programa Experiências na Natureza, da Goiás Turismo, também estará presente no Festival.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here