Começa o Festival Gastronômico Goiânia

0
517
Fotos divulgação

Aulas show, palestras, escotismo, atividades de aventura, novos talentos das faculdades de gastronomia e shows musicais fazem parte da programação do 2º Festival Gastronômico Goiânia, que será realizado de 1º a 4 de dezembro, no Centro de Excelência do Esporte, no coração da capital, com entrada gratuita. A abertura solene marcada para 19 horas será feita pelo presidente da Goiás Turismo, Leandro Garcia, por representantes dos parceiros Sebrae, Senac, Agetop e entidades do Trade Turístico Goiano. A solenidade será encerrada com shows do cantor e compositor Fernando Perillo e da dupla Diogo e Djuliano.

O chef Laurent Suaudeau é um dos destaques
O chef Laurent Suaudeau é um dos destaques

A proposta é realizar um festival alegre e divertido onde o público poderá saborear delícias da tradicional cozinha goiana e conhecer pratos sofisticados, elaborados por renomados chefs da gastronomia brasileira e internacional. O Festival traz a Goiânia, Laurent Suaudeau, o mais renomado chef da cozinha francesa no Brasil, que mostrará seu talento para a cozinha com arte, que o levou a receber, este ano, a mais importante medalha do governo francês. Na sexta-feira, às 15h30, ele vai apresentar a aula show Saudade-coquetel de camarão com emulsão de mangaba. Outro destaque do festival é o chef norte americano Jessi. J. Martin.

Outros destaques: o chef paulista, Ivan Achcar, jurado do reality show Cozinheiros em Ação, no canal GNT e criador do programa Food Truck – A Batalha; o mineiro, Rodolfo Mayer, destaque entre os melhores do Brasil, premiado pelo Guia 4 Rodas; Dalton Rangel, destaque no programa Mais Você, da Rede Globo e consultor gastronômico do programa Hoje Em Dia, da TV Record, onde comanda o quadro Hora da Xepa; André Rabelo, especialista em cozinha internacional, com experiência no Itamaraty, que viaja o Brasil para defender o consumo da carne suína.

Mais destaques: Ian Baiocchi, chef do Íz Restaurante e do Ian Baiocchi Buffet e Catering, com experiência no Restaurante DOM, de Alex Atala, em São Paulo; Moema Machado, fundadora da primeira padaria artesanal de Goiânia, premiada pela revista Comer e Beber; a paulista Tanea Romão, destaque entre as melhores chefs do País e o goiano Henrique Pontes, chef do Meze Restaurante, com experiência em vários países, que transforma a aula show em uma verdadeira volta ao mundo da gastronomia.

Haverá também participação de futuros chefs, representando os cursos de Gastronomia da PUC, Faculdade Cambury, IGA e do Instituto Federal de Goiás (IFGO). Os estudantes das instituições vão participar da Ação Aluno Talento. O Festival terá praça de alimentação, espaço para a tradicional cachaça goiana e feira de alimentos orgânicos, com frutas, verduras, legumes, pães, sucos e tapioca orgânica.

Espaço Brasil Original Artesanato
Um espaço do artesanato, com exposição de trabalhos dos artesãos goianos, dará um colorido especial Festival Gastronômico. Em 2016, para fomentar as potencialidades do artesanato goiano, o Sebrae, por meio do projeto Brasil Original Artesanato, vem realizando consultorias diagnósticas, capacitações com artesãos e unidades produtivas, além de ações de acesso a mercado para promoção comercial do artesanato, por meio das lojas Brasil Original. Será apresentado um recorte seleto da produção artesanal do Estado. O Brasil Original valoriza o aproveitamento de matérias primas e a habilidade individual e coletiva dos artesãos de forma empreendedora e criativa. Músicos goianos vão apresentar shows gratuitos no 2º Festival Gastronômico Goiânia. Serão realizados shows com Fernando Perillo, Diogo e DJuliano, Grace Carvalho, Lucca Castro, Almir Pessoa, Fernando e Alessandro, Erik Manzotti e Mr Gyn.

cozinha-do-patioCircuito do Conhecimento
O produtor do Rock in Rio, Luiz Cláudio Duarte, e a produtora de corridas de aventura, Shubi Guimarães, coordenadora geral do Ecomotion, uma das maiores corridas de aventura do Brasil, serão os palestrantes do Circuito do Conhecimento, uma inovação no 2º Festival Gastronômico Goiânia. Luiz Cláudio Duarte vai falar sobre o tema Produção de Eventos.

A palestra será na sexta-feira, às 10 horas. Ele produziu diversos outros megaeventos como Coca-Cola Vibezone, Rock In Rio Lisboa, U2 VertigoTour, SpeedExperience (Campeonato Mundial de Snowboard no Brasil), Roda Skol, Fashion Rocks Brasil e Carnaval de Rua do Rio de Janeiro.

As grandes aventuras vividas por Shubi Guimarães serão retratadas na palestra Eventos: Ecoturismo e Turismo de Aventura, no sábado, às 10 horas. Ela foi produtora da 1ª equipe feminina de corrida de aventura no Brasil e é reconhecida internacionalmente pela experiência na produção de grandes corridas na modalidade. Foi produtora do projeto Experiências ao Ar Livre e é sócia e diretora do Acampamento de Aventura Go Outside. Formada em Educação pela PUC-SP, Shubi acredita na utilização do esporte e das atividades ao ar livre para a educação e o desenvolvimento humano.

Um representante da área consular da Embaixada dos Estados Unidos da América vai apresentar os caminhos para quem precisa de Visto Turístico, Intercâmbios e Afins, com informações sobre ações técnicas para intercâmbio e vistos para estudantes. A Embaixada Americana vai realizar duas palestras, na quinta-feira, às 14 horas e na sexta-feira, às 8 horas.  Já os conhecimentos sobre alimentação saudável estarão presentes na palestra Certificação Orgânica, apresentada pelo presidente da Associação para o Desenvolvimento da Agricultura Orgânica, Ricardo Máximo Filho e pelo engenheiro agrônomo, Paulo Marçal. Durante a palestra, no sábado às 9 horas, serão sorteadas duas cestas de alimentos orgânicos.

Aventura e diversão
A programação para as crianças será comandada pela União dos Escoteiros do Brasil, com brincadeiras, atividades educativas e dicas de gastronomia de acampamento. O espaço infantil será decorado pelos próprios escoteiros, com um lounge da natureza, onde os participantes vão aprender a fabricar móveis de acampamento, com utilização de bambu.

Haverá também atividades de aventura, com escalada, linha de rapel e fita de highline (slackline nas alturas). Todos os interessados (crianças ou adultos) poderão participar das atividades de aventura, que serão realizadas entre 18 horas e 22 horas.  Serão utilizados equipamentos de segurança. As atividades de aventura serão coordenadas por Rogério Fernandes Borges, instrutor da Vertical Escalada, pioneiro da escalada em Goiás.

Fonte: Goiás Agora

 

DEIXE UMA RESPOSTA