Educação em foco: Contação de Histórias na cidade de Goiás

0
470

Contadores de histórias de todo o Brasil se encontraram na cidade de Goiás entre os dias 1º e 3 de dezembro, na 1ª edição do festival Contação de História de Goiás. O evento contou com ampla programação, apresentações artísticas, cortejo, feira de escambo, concurso, mesas-redondas e oficinas. O festival foi promovido pela Escola Letras de Alfenim e tem patrocínio do Fundo de Arte e Cultura, da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce Goiás). A iniciativa visa o reconhecimento e a valorização dos narradores por meio de sessões competitivas e a capacitação de mediadores de leitura, como professores das redes municipais e estaduais de ensino e a comunidade em geral. O objetivo é que todos possam empregar a prática de contação de histórias como estratégia para a multiplicação de leitores de obras literárias, chamando atenção especial para a produção da literatura goiana.

Instituto oferecerá cursos na área ambiental
A criação do Instituto de Pesquisa e Extensão em Arte, Educação e Sustentabilidade (Ipe Artes), que terá sua sede na cidade de Alto Paraíso, foi anunciada durante o evento. A instituição vai atender todo o território da Área de Proteção Ambiental Pouso Alto, que inclui também outros cinco municípios do entorno do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. O Ipe Artes vai oferecer, no próximo ano, ações de formação inicial e continuada e cursos em diversas modalidades nos eixos: Arte/Educação, Sustentabilidade, Cultura de Paz e Educação para a Diversidade. O objetivo das ações educativas do Instituto é favorecer o protagonismo e autonomia da comunidade local por meio do desenvolvimento da sensibilidade crítico-criativa e do empreendedorismo social.

Seduce apoia campanha nacional contra o Aedes
Desde a última sexta-feira, o Brasil iniciou, por meio das escolas públicas, novo período de mobilização contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Em Goiás, a campanha nacional, que envolve todos os ministérios do Poder Executivo Federal, tem a participação atuante da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce). Conforme informações do Ministério da Educação, a campanha intitulada “Um País em movimento contra o Aedes Aegypti” busca uma ação sistematizada nacional, tendo a escola como um potente veículo de mobilização, prevenção e conscientização do papel de cada um no combate à dengue, chikungunya e zika. O objetivo é combater a proliferação do mosquito Aedes.

Projeto educacional em Alto Paraíso tem foco na sustentabilidade

A Cidade da Fraternidade, no município de Alto Paraíso, recebeu por quatro dias, de 25 a 28 de novembro, o Encontro Jovem de Alto Paraíso, promovido pela Secretaria da Educação, Cultura e Esporte (Seduce). No Educandário Humberto de Campos, zona rural de Alto Paraíso, cerca de 130 estudantes de cinco escolas públicas municipais e estaduais e privadas participaram de várias atividades pedagógicas e culturais voltadas para a promoção da sustentabilidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here