Visita ao Planetário fortalece o conhecimento

0
1757
Com o objetivo de aproximar a comunidade escolar da científica, a ação desperta nos estudantes a importância de conhecer melhor o universo

Astronomia chama a atenção dos alunos em atividade interdisciplinar sobre conhecimento do universo e o cuidado com a Terra

Daniela Rezende
Aprendizagem sobre ciência, tecnologia e astronomia vem estimulando a curiosidade dos educandos da Rede Municipal de Educação de Goiânia. Cerca de 500 alunos de cinco escolas visitam, desde o dia 25 de novembro, o espaço do Planetário da Universidade Federal de Goiás (UFG), localizado no Parque Mutirama, no Centro da capital.
Com o objetivo de aproximar a comunidade escolar da científica, a ação desperta para a importância de conhecer melhor o universo, as contribuições da ciência e tecnologia para o planeta, além da preocupação socioambiental. As visitas integram cronograma de atividades desenvolvidas em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec).
De acordo com a diretora da Escola Municipal Santo Antônio, no Bairro Asa Branca, Márcia de Oliveira Souza, a visita é um excelente momento de aprendizagem e conhecimento.
“A maioria dos educandos nunca foi ao planetário e o convite para a visita é uma oportunidade de entender um pouco da astronomia, aliada à tecnologia”, destaca a dirigente.
“Ao desenvolver projetos, a Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) tem o intuito de fortalecer as práticas pedagógicas das instituições educacionais. E as visitas ao Planetário representam atividades interdisciplinares que estimulam a formação de valores e sensibilizam a sociedade para o cuidado com oplaneta Terra”, destaca Marcos Pedro da Silva, diretor Pedagógico da SME.
Tauane Ribeiro, 14 anos, aluna da Escola Municipal Santo Antônio, destaca a importância de aprender sobre Astronomia.
“Eu tenho interesse de entrar mais nesse conhecimento. Acho que o assunto alerta para o futuro e pensar no futuro da humanidade é importante. A maioria das pessoas ou ficam do lado da ciência ou do lado da religião, e o que precisamos é ampliar este diálogo, para que os cidadãos realmente possam entender sobre o que eles acreditam”, afirma.

Outros locais
Desde a Semana Municipal de Ciência e Tecnologia, que discutiu a temática “Ciência Alimentando o Brasil”, realizada em outubro, visitas também são realizadas à Central de Abastecimento de Goiás (Ceasa),à Embrapa, ao Memorial do Cerrado, ao Pátio da Ciência e outros locais.
A atividade conta com orientações, antes e depois da apresentação do filme projetado na cúpula, do professor da UFG, Manuel Alves Rodrigues Júnior, que esclarece o valor dos alunos terem acesso ao trabalho desenvolvido pelo Planetário.
“Ter a oportunidade de refletir com os alunos sobre o conhecimento da Astronomia desmistifica muitas informações equivocadas”, comenta.
Também são contempladas com o cronograma de visitas, que prossegue até o dia 7 de dezembro, as escolas municipais Dona Belinha, João Braz, Paulo Teixeira de Mendonça e Dr. Nicanor de Assis Albernaz. A coordenadora da Escola Municipal João Braz, Cleide Braga de Oliveira, no Jardim São Judas Tadeu, viu o momento como frutífero.
“Foge do cotidiano da sala de aula uma visita como essa, que representa um momento mágico para as crianças. A partir de agora, eles terão um olhar diferenciado para o universo que nos cerca e ficarão mais interessados para a temática”, explica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here