Vacinação contra febre amarela será intensificada em Goiás

0
833

A Secretaria da Saúde de Goiás (SES) intensificará a imunização em dez municípios goianos, onde menos de 60% da população é vacinada. Os municípios são: Baliza, Adelândia, Aruanã, Jussara, Campinaçu, Amaralina, Trindade, Sítio da Abadia, Guarani e Itarumã.
A SES enviará para as 18 regionais de saúde, a remessa de vacinas relativa ao mês de fevereiro: 80 mil doses de vacina contra febre amarela. As regionais repassarão as doses para os municípios aplicarem as vacinas.
A gerente de epidemiologia da SES, Magna Maria de Carvalho, afirmou que por causa da excelente cobertura vacinal em Goiás, não é necessário alarde por parte da população, com aos casos registrados em outros estados. “Estamos numa posição confortável em relação a outros estados. Contudo, é preciso lembrar que para estar imunizado é preciso tomar duas vacinas contra a febre amarela, durante toda a vida”, pontuou.
Há três casos suspeitos de febre amarela registrados em território goiano. “Mas em nenhum a doença foi confirmada. A hipótese de ser positivo para febre amarela é pequena, porque todos apresentaram sintomas de outras enfermidades”, explicou.
Sobre vacinação, a gerente salientou que quem tem dúvidas deve recorrer ao cartão de vacina. Entretanto, se a pessoa perdeu o cartão, e não sabe se foi vacinada, deve ir ao posto de Saúde para orientação.
Magna explica que crianças com menos de 5 anos devem tomar a primeira dose aos 9 meses de idade, e a outra aos 4 anos. Após essa idade, caso não tenham tomado nenhuma dose, é preciso tomar a primeira e, dez anos depois, a segunda dose. Os bebês podem ser vacinados a partir dos seis meses , em casos excepcionais, quando a criança reside numa área em que há morte de macacos com suspeita de febre amarela ou suspeitas de casos de febre amarela silvestre.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here