Programa combate doenças bucais em estudantes

0
650

Alunos da Escola Municipal Professora Leonísia Naves de Almeida, no setor Morada do Sol,  participaram no último dia 17, do início da Escovação Dental Supervisionada, promovida pelos educadores e equipe de saúde bucal do Consultório Odontológico Itinerante, projeto integrado ao Programa Saúde na Escola, criado pelos ministérios da Saúde e Educação(MEC).
O objetivo da ação é reduzir a incidência de cáries e doenças bucais em crianças e adolescentes. Os educandos desta unidade educacional são os primeiros beneficiados do projeto, que tem a parceria da Universidade Federal de Goiás (UFG) e Hospital das Clínicas. “A nossa intenção é levar, aos poucos, as ações para 100% dos alunos da rede municipal, de acordo com a região e planejamento”, afirma a enfermeira e apoio pedagógico da Gerência de Projetos Educacionais da Secretaria Municipal de Educação (SME), Marislei Brasileiro.
Segundo ela, o projeto é inovador. “Além de trabalhar a higiene bucal, a ideia também buscar desenvolver novos hábitos alimentares nos educandos. A meta é realizar os atendimentos em Goiânia entre um e dois anos, segundo as demandas apresentadas pelos alunos”, ressalta.

Projeto
O projeto “Consultórios Itinerantes” foi criado em 2015 pelo Ministério da Saúde e tem a parceria do Ministério da Educação (MEC). Alunos de escolas públicas de 20 estados do país, que integram o Programa Saúde na Escola (PSE), receberão os atendimentos, dos profissionais da saúde, conforme definição dos hospitais universitários federais. O MEC é responsável pela compra e manutenção de 34 caminhões/consultórios. Já o Ministério da Saúde entra com a manutenção dos consultórios e dos materiais que serão utilizados.
Procedimentos educativos, preventivos e curativos serão realizados simultaneamente durante os atendimentos odontológicos, que vão desde o ensino de técnicas de escovação e uso do fio dental, aplicação de flúor, monitoramento e troca de escovas, prevenção no espaço físico das escolas, até restaurações e adequações do meio bucal. Os tratamentos serão realizados mediante autorização dos pais ou responsáveis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here