G. Fogaça e Pitágoras expõem no Chile

0
1361

Daniela Martins 
bazar@tribunadoplanalto.com.br

Os artistas plásticos goianos Gerson Fogaça e Pitágoras Lopes expõem, a partir deste mês, seus trabalhos no Museu Histórico e Militar, em Santiago, no Chile. A mostra intitulada Instinto é composta por 22 obras, 11 de cada artista, sob a curadoria da cubana Dayalis Gonzáles Perdomo e do goiano Gilmar Camilo. O público chileno poderá apreciar as telas até 16 de julho. Em seguida, a exposição, que é itinerante, virá para o Museu de Arte de Goiânia (MAG).
O projeto tem apoio institucional do Fundo de Arte e Cultura, gerido pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Goiânia (Prefeitura de Goiânia). No Chile, a coordenação da exposição está a cargo da Universidade Tecnológica Metropolitana do Estado do Chile, com apoio da Embaixada do Brasil.

Dança e literatura reunidos em O Crivo
O espetáculo O Crivo será apresentado no palco do Teatro Sesc Centro nos dias 19 e 20. O projeto tem apoio do Fundo de Arte e Cultura, da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce) e deve passar por dez cidades brasileiras em 2017. Depois de Goiânia, Campo Grande recebe a montagem e, em maio, a trupe participará do Festival TANEC Praha 2017, em Praga, capital da República Tcheca. Todas as atividades são gratuitas.
Inspirado na obra Primeiras Estórias, de João Guimarães Rosa, o espetáculo reúne dança contemporânea e literatura numa especie de diálogo. Três contos da obra do escritor inspiraram João Paulo Gross, que assina a direção e a coreografia de O Crivo: A Terceira Margem do Rio, O Espelho e Nada e a Nossa Condição.

Cursos gratuitos de violão, canto coral e balé no Itego
O Instituto Tecnológico do Estado de Goiás (Itego) Dr. Luiz Rassi, em Aparecida de Goiânia, está com inscrições abertas para os cursos de música e dança até o dia 20 de abril. Ao todo serão oferecidas 175 vagas para os cursos de violão, canto coral e balé, com aulas ministradas gratuitamente pelos professores do Itego em Artes Basileu França.
As inscrições para a seleção e as matrículas serão gratuitas e os interessados devem procurar pessoalmente a Secretaria do Itego Dr. Luiz Rassi (Rua Rezende, quadra 300-A, Setor Buriti Sereno, Aparecida de Goiânia).

Festival Goiânia Canto de Ouro
A Prefeitura de Goiânia anunciou para o próximo mês a realização da 7ª edição do Festival Goiânia Canto de Ouro. O festival terá início no dia 18 de maio, e irá movimentar o Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro. Serão 13 semanas de shows às quintas, sextas, sábados e domingos, com apresentações de mais de 70 artistas por semana. A programação será divulgada em breve.

Feira vegana
No próximo sábado, 22, tem mais uma edição da Go Vegan – Feira Criativa e Gastronômica. Será na Av.T-1, nº 26, no Coimbra, das 16h às 22h. A feira pretende divulgar o veganismo, uma ideia que vai muito além da culinária, além de ser um espaço para compartilhar ideias e a prática de consumos sustentáveis, com exposição de produtos de pequenos produtores, empreendedores e revendedores.

Centro de Convivência de Adolescentes no Novo Mundo
O Jardim Novo Mundo terá, a partir de maio, um Centro de Convivência de Adolescentes, gerido pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e que funcionará no prédio da antiga Oficina Educacional Comunitária (OEC). No local serão desenvolvidas atividades gratuitas de cultura e lazer para moradores do bairro e região, de 15 a 17 anos, de ambos os sexos.
A unidade terá sala de leitura e filmoteca; salão de jogos; oficinas de inclusão digital e de material reciclável; aulas de basquete, vôlei, futebol, capoeira e dança e muito mais. Os adolescentes interessados em participar podem fazer a pré-inscrição pelos telefones 3201-6950 e 3201-6951.

Online
Paulo Gustavo estará em Goiânia nos dias 29 e 30 de abril com o espetáculo Online, no Teatro Rio Vermelho. No palco, ele atua, canta, dança e arranca gargalhadas da plateia com o enredo, que retrata um dia na vida de um homem o tempo todo online, fazendo tantas e variadas coisas, que acaba por não fazer bem coisa nenhuma. O espetáculo é um misto de musical, dança, dramaturgia e stand up. No Rio de Janeiro, onde estreou no começo do ano, o espetáculo foi visto por mais de cem mil pessoas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here