TCM: mais prevenção e capacitação para uma gestão de qualidade

0
889

Fiscalizar e julgar sim.  Mas priorizar também as ações preventivas e educativas. Com essas metas, o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCMGO) deu início na semana passada, dia 27, em Jussara, aos Encontros Técnicos Regionais 2017, em que mais de 400 prefeitos, vereadores, gestores, servidores públicos e representantes da sociedade civil receberam informações dos vários aspectos legais para uma gestão de qualidade, em obediência à Lei de Responsabilidade Fiscal e outras normativas vigentes.
“Dinheiro público é sagrado, uma boa administração pode melhorar a vida das pessoas”. Com essas palavras, o presidente do TCMGO, conselheiro Joaquim de Castro, abriu o evento junto com o conselheiro-diretor da 2º Região, Francisco José Ramos, e com o procurador do Ministério Público de Contas, Henrique Pandim Barbosa Machado.
“Essa parceria com o TCM é imprescindível, porque nos capacita, cada vez mais, para gerir os bens públicos, conforme as regras legais”, ressaltou o prefeito de Jussara, Wilson da Silva Santos. “Para desempenhar o trabalho de fiscalização das contas públicas, os vereadores precisam dessa orientação do tribunal”, afirmou o presidente da Câmara de Jussara, Wanderson Gonçalves de Araújo Silva.
Foram ministradas palestras para um auditório lotado e atento. Representantes dos 51 municípios receberam informações sobre desenvolvimento sustentável, como gerenciar os instrumentos de Planejamento Governamental (PPA, LDO e LOA), municipalização do trânsito e limpeza urbana, contratação direta, contratação temporária e os cargos em comissão.

Agenda
Depois da abertura em Jussara, o TCM promove encontros em Pirenópolis (4/5), Ceres (9/5), Ipameri (23/5), Santa Helena (25/5) e Trindade (6/6), sendo que cada um dos eventos contará com a participação, em média, de 40 cidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here