Trilhas Educacionais: Vamos cuidar do meio ambiente!

0
520
Durante a trilha, personagens surpreendem as crianças

Alunos da Educação Infantil participam de modalidade esportiva realizada na Vila Ambiental, no Parque Areião

Lívia Máximo

De repente o macaco Kiko pula da árvore e o mosquito da dengue surge para dar uma lição às crianças. Também tem o curupira que vive na mata. A diversão é garantida com esses personagens folclóricos, mas o aprendizado está em primeiro lugar durante as Trilhas Educacionais. A modalidade esportiva, realizada na última semana com os alunos da Educação Infantil, integra o cronograma dosJogos Educacionais, promovidos pela Diretoria de Esportes da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) com o objetivo de promover a prática esportiva e incentivar os alunos quanto as cuidados necessários com a própria vida e com meio em que se vive.
Neste ano, a atividade foi realizada com o tema: “Valorizando o nosso tesouro ambiental: a água”. A diretora do Cmei Bem Me Quer, Maria Lúcia de Melo Souza, contou que todos anos faz questão de inscrever a instituição para participar das trilhas. “Eu sou apaixonada! Acho um projeto maravilhoso, que encanta, desperta o imaginário das crianças, ensina e proporciona o contato com a terra, água e com o verde. É muito importante que a Educação Ambiental, a conscientização seja iniciada na Educação Infantil, pois ensinamos os cuidados que é preciso ter para o resto da vida”, afirmou.
Para iniciar a atividade, as crianças assistiram a uma palestra educativa com teatro e música. Depois seguiram para a trilha acompanhados da equipe de educadores ambientais. Pelo caminho encontram personagens como o mosquito da dengue, macaco Kiko e outros. “Eu aprendi que temos que cuidar da natureza, das florestas e que não podemos deixar água parada por causa da dengue”, comentou, Maria Luíza dos Santos, 5 anos.
A coordenadora pedagógica da Escola Municipal Coronel José Viana Alves, Simone Cristina de Moraes, acompanhou a turma de 15 crianças e contou o quanto foi proveitoso. “As crianças adoraram. Gostam muito do teatro, eles se divertem com o passeio todo e vivenciam as questões ambientais”, ressaltou.
Durante todos os dias de Trilhas Educacionais, cerca de 4 mil crianças participaram da ação. A SME se empenha para que as ações dos Jogos Educacionais sejam realizadas da melhor maneira possível epara que enriqueçam a formação integral dos nossos educandos”, ressaltou o diretor de Esportes, Jorge Dias.

Jogos Educacionais 2017
No primeiro semestre, serão disputados ainda os campeonatos de atletismo, festival de atletismo mirim, tênis de mesa e xadrez. Já no segundo semestre, a participação dos alunos será em queimada, maratoninha, futsal, futebol society, basquete, voleibol e handebol. De acordo com Agnaldo Lourenço, gerente de Iniciação Esportiva, Esporte Educacional e Rendimento da SME, as modalidades seguem cronograma de agendamento. “A expectativa é atender mais de 25 mil educandos”, concluiu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here