Sine abre inscrições para 30 cursos profissionalizantes

0
1149
Os cursos são gratuitos e os estudantes inscritos receberão material didático, vale-transporte e lanche

Fabiola Rodrigues

Com o desemprego atingindo mais  de 14 milhões de pessoas no país, estar bem preparado é fundamental para conquistar a sonhada vaga de emprego. Uma opção de qualificação são os cursos técnicos gratuitos oferecidos pela Prefeitura de Goiânia, por meio do Sine Municipal. Em pleno mês de férias o órgão está com inscrições abertas para 30 cursos técnicos profissionalizantes, destinados a maiores de 18 anos que estejam desempregados. Ao todo são 17 tipos de cursos em diversas áreas de atuação profissional, voltados para preparação ao mercado de trabalho.
As aulas começam dia 7 de agosto e serão ministradas de segunda a sexta-feira nos períodos matutino, vespertino e noturno, na Faculdade Delta, no Jardim Planalto. Os cursos são gratuitos e os estudantes inscritos receberão material didático, vale-transporte (ida e volta) e lanche no local.
Entre os cursos oferecidos pelo órgão municipal estão corte e costura, administração de estoque, pedreiro de acabamento, informática básica, informática intermediária, montagem e manutenção, recepcionista, telefonista, manicure e pedicure, cerimonial de eventos, rotinas administrativas, auxiliar de contabilidade, artesanato, atendente de farmácia, encanador, massoterapia, normas técnicas, administração de pessoal e técnicas em vendas.
Várias pessoas estão à procura de uma chance como essa para tentar ingressar no mercado de trabalho, como é o caso de Ykaro Gomes, de 27 anos, pai de uma filha pequena. Sem trabalho há sete meses, ele vê no curso técnico uma oportunidade para conseguir emprego.
“Já procurei em muitos lugares, mas as empresas justificam a crise financeira para não estarem contratando. Isso acontece na maioria das vezes. Tenho uma criança de oito anos, que estuda. Não posso prejudicar o futuro dela por causa do desemprego. Vejo, na oportunidade de voltar à sala de aula, grande chance de estar empregado em breve”, diz, confiante.
Ykaro pretende fazer o curso profissionalizante de rotinas administrativas e futuramente cursar faculdade de administração.
“Espero que, por meio do curso que irie realizar, logo estarei trabalhando com uma renda fixa que me ajude a custear  a faculdade. Tenho sonhos como qualquer outra pessoa que deseja ter melhores condições de vida. Me basta a oportunidade”, diz.
Já Joseph Santos, de 30 anos, foi demitido do emprego por causa de uma redução no quadro de funcionários da empresa em que trabalhava. Tem cinco meses que ele está na luta por uma colocação no mercado e vê no curso técnico a esperança para conquistar seus projetos pessoais.
“Ter a oportunidade de me profissionalizar gratuitamente neste momento se torna um privilégio. Encontrar nos estudos maior chance de arrumar serviço me enche de expectativas, porque se neste momento eu tivesse que pagar para fazer um curso, seria inviável”, conta.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego do Brasil atingiu 13,7% no primeiro trimestre deste ano, bem acima dos 10,9% registrados no mesmo período de 2016. É a maior taxa de desemprego desde o início do levantamento , em 2012. A marca é superior ainda aos 12% dos três últimos primeiros meses do ano passado. São mais de 14 milhões de desempregados no país, um recorde, segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad).
Os interessados nos cursos devem procurar o Sine Municipal, localizado no Edifício Parthenon Center, Setor Central, para efetivar a inscrição. No ato, devem apresentar carteira de Trabalho e de Identidade, CPF e comprovante de endereço. O horário de atendimento é das 7h30 às 18h. Mais informações, telefone 3524-2708.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here