2º Aparecida em Ação leva benefícios a vários bairros

0
377
Na primeira edição do evento, entre os serviços ofertados, ocorreu um debate sobre prevenção às drogas. Desta vez os serviços estarão disponívels na Cidade Satélite São Luis (Foto: Wigor Vieira - SMS)

Terá início nesta segunda-feira, 31, às 8h30, a segunda edição do programa Prefeitura em Ação, da Prefeitura de Aparecida de Goiânia. Durante toda a semana os bairros Cidade Satélite São Luis, Bela Morada, Cruzeiro do Sul, Jardim Luz, Jardim Nova Era, Jardim Maria Inês e Jardim Mont Serrat receberão as equipes de limpeza e infraestrutura para proporcionar melhorias nos setores que são beneficiados neste segundo mutirão realizado pela Prefeitura de Aparecida.
“Nosso objetivo é proporcionar uma cara nova para Aparecida, deixando a cidade mais limpa e funcional para os moradores, melhorando assim a qualidade de vida de todos que aqui nasceram ou escolheram o município como lar”, destaca o vice-prefeito e secretário de Governo, Veter Martins, responsável pela realização do evento.
O mutirão envolve todas as secretarias da administração e beneficiará todos os bairros. Serão realizados, de segunda a sábado, serviços como limpeza das ruas, roçagem, poda de árvores, retirada de entulhos, troca de lâmpadas, recapeamento, revitalização de sinalização e pintura de meios fios. No sábado, dia 5, será montada uma grande estrutura na Praça Castro Alves, no Setor Cidade Satélite São Luis, para atendimento à população nas áreas de saúde, assistência social, trabalho, justiça, entre outras.
A primeira edição do programa Prefeitura em Ação foi realizada em junho e beneficiou diversos bairros da região Santa Luzia. Ao todo, foram realizados mais de sete mil atendimentos no dia D do mutirão, que levou milhares de pessoas à tenda com serviços municipais.
“O primeiro mutirão foi um sucesso de público e de ações voltadas para os aparecidenses e este segundo não será diferente”, destacou o prefeito Gustavo Mendanha.

Prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha, prestigiou o lançamento do festival, que oferece diversas atividades em áreas como tecnologia, audiovisual, games e mídias digitais
Prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha, prestigiou o lançamento do festival, que oferece diversas atividades em áreas como tecnologia, audiovisual, games e mídias digitais

Festival de Cultura Digital discute soluções para o bem-estar social

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Educação e Cultura e da Secretaria de Ciência, tecnologia e Inovação, realizou no final de semana o Festival Córtex: Experiências Digitais, o primeiro festival de Cultura Digital em Aparecida. O evento começou na sexta-feira, dia 28, e se estendeu até o final do dia seguinte, sábado, 29, no Centros de Artes e Esportes Unificados (CEU) Orlando Alves Carneiro, na Cidade Vera Cruz.
O objetivo é fomentar a cultura digital em seus diversos campos de aplicação – design, arte, tecnologia, audiovisual, games, mídias digitais, robótica, economia e trabalho – apresentando e discutindo soluções voltadas para o bem-estar social, para as ciências e para o futuro.
“Logo no início do projeto da reforma administrativa, uma das minhas prioridades foi criar a secretaria de Ciência e Tenologia e Inovação justamente pensando em uma série de iniciativas para incentivar a inovação, criatividade, socialização e a integração do cidadão em prol da inclusão social, do empoderamento e exercício da cidadania. Essa é a primeira edição do Cortéx, mas o intuito é realizar outros eventos como este. Além de oferecer cultura e entretenimento, o festival capacita a população para receber tudo de tecnológico e inovador que vamos trazer para Aparecida”, afirmou o prefeito Gustavo Mendanha.
Durante o festival, foi possível participar de simpósio, oficinas, cursos e exposições, além de sessões no planetário móvel da Universidade Federal de Goiás, conferir exposição de games e uma mostra de robótica. À noite foram realizados apresentações de rap, batalhas de Mc’s e shows sertanejos. Entre os assuntos abordados nos dois dias do evento estão as Tendências em Inovação e as Oportunidades ao Brasil, Programação e Criatividade, Cultura digital e narrativas complexas, Inovação e Empreendedorismo, Economia Criativa e Arte Digital com o Observatório Brasileiro da Economia Criativa de Goiás, Conectividade – Rede MetroGyn, Produção de Animação com a técnica de Stop-motion, Pequiduíno – Introdução à Robótica, à Visualização de dados e à Fotografia.
O secretário de Ciência e Tenologia e Inovação, Cleomar Rocha, explica que o Festival Córtex, elaborado em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura, tem como principal objetivo capacitar os cidadãos aparecidenses para os projetos da Prefeitura em transformar Aparecida em uma cidade inteligente.
“O festival foi projetado para pensar e discutir a cultura digital e como isso interfere a nossa inteligência” explicou.
“Nomeamos o festival com a palavra Córtex pelo seu significado que é a membrana que envolve o cérebro, responsável por boa parte das manifestações humanas. A cidade inteligente tem como consequência cidadãos inteligentes e é nessa dinâmica que nós trabalhamos nesse projeto, com a perspectiva de que a mudança acontece a partir de inteligências de pessoas e não apenas a instrumentalização, o aparelhamento de setores privados e públicos”, reinterou Cleomar Rocha.

Ações
De acordo com o secretário de Educação e Cultura, Rodrigo Caldas, o festival tem acontecido desde o início de julho com diversas ações voltadas para todos os públicos.
“As ações incluem mostra de games, exibição de filmes nas quintas-feiras, levando cultura audiovisual para diversos bairros e a exposição ‘Conheça sua cidade’, com exposição de fotos em 360º que podem ser vistas com óculos de realidade virtual que está aberta ao público no Aparecida Shopping”, disse.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here