Hora de voltar às aulas

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Para que os estudantes não se sintam perdidos mesmo estando em sala de aula, devido estarem retomando a caminhada estudantil é importante que pratiquem hábitos exercidos desde o primeiro semestre

Psicóloga dá dicas de como retomar os estudos de forma organizada e prazerosa, para se conseguir os objetivos sonhados

Fabiola Rodrigues

É hora de mudar hábitos. Ficar acordado até mais tarde, jogar videogame, brincar, passear, tirar maior tempo para o lazer, tudo isso combina com as férias, mas elas chegaram ao fim. Quem estava curtindo atividades alternativas precisa começar a focar novamente nos estudos. E para que essas mudanças não se tornem assustadoras ou um tormento para o estudante, ele deve encarar com naturalidade a volta para a sala de aula. A psicóloga educacional Maris Eliana Dietz explica que neste momento de retorno à escola é essencial o aluno refletir sobre seus objetivos e se concentrar neles, saber que para alcançá-los é necessário empenho.
“É hora de encarar a realidade de forma séria. O segundo tempo está começando. Comparo este momento como um jogo de futebol, que os ‘jogadores’ alunos estavam no intervalo e agora estão voltando para o campo. A pausa de descanso foi para renovar a energia. O estudante deve continuar praticando o que deu certo quanto aos estudos e mudar ou abandonar aquilo que não trouxe conhecimento e atrapalhou seu desempenho. E isso deve acontecer também nos relacionamentos, no gerenciamento do tempo. Sobretudo investir no aprendizado significativo para a vida”, frisa a psicóloga.
Preparar-se para enfrentar a rotina de horário, de ordem e estudo é uma tarefa complicada e que, se mal planejada, causa insatisfação pessoal e dificulta encontrar prazer nas atividades diárias.
“Por isso o melhor é encarar os dias rotineiros com tranquilidade e equilíbrio”, observa.
O momento de reinserção no ambiente escolar oportuniza ao estudante algo que talvez ele não perceba: a capacidade de reflexão pelo prazo de descanso que teve. Para que novas atitudes sejam praticadas e garanta êxito educacional é necessário colocar em prática a autoavaliação. É o que ensina a psicóloga.
“Quando o aluno retoma os estudos, ele está com a mente mais apta a receber conhecimento, não apenas pelo descanso, mas porque as férias são um momento de fazer balanço. O mês de julho deu a oportunidade de o estudante refletir e projetar melhorias para o aprendizado dele. Como estamos caminhando para a fase final do ano letivo, se o estudante estava desconectado, neste momento mais do que nunca ele deve esforçar e desempenhar qualidade nos estudos”, ressalta Maris Eliana.
Para que os estudantes não se sintam perdidos mesmo estando em sala de aula, devido estarem retomando a caminhada estudantil, o melhor a fazer neste momento é habituar-se com o novo, de novo.
“O aluno precisa praticar novos hábitos, que talvez até já tinham sido construídos durante o primeiro semestre, mas que, devido às férias, foram interrompidos. É necessário que ele se esforce para manter focado e não perdido”, esclarece Maris Eliana.

Diálogo
Vários fatores podem contribuir para que o período de volta às aulas seja prazeroso para professores e estudantes. Tudo depende de como o ambiente escolar contribui para fazer desse momento de adaptação um período de descobertas. Maris Eliana esclarece que incentivar o estudante, já na primeira semana de aula, a oferecer o seu melhor nos estudos é um desafio que o faz crescer.
“Os professores precisam estar com a mente renovada e com projetos de aulas prontos. É momento de incentivar reflexões aos alunos, no que ele perdeu ou ganhou no primeiro semestre e por quais motivos. Fazer um questionamento prático em sala de aula é importante para a autoavaliação”, observa a psicóloga.
A professora Neuza Rosa ministra aulas em algumas escolas estaduais em Goiânia. Ela diz que nos primeiros dias de aula é bom que haja formas diferentes de prender a atenção do estudante.
“Aulas diferenciadas podem despertar no estudante interesse por voltarem às práticas estudantis. Incentivá-los a falar será produtivo de várias maneiras, inclusive fazendo com que fiquem à vontade e nem vejam o tempo passar. Palestras e aulões podem despertar no estudante o prazer de compartilhar ideais”, diz Neuza Rosa.
Para a professora, um dos maiores desafios educacionais atualmente é manter o estudante concentrado na aula devido e evitar, entre outras coisas, o uso do celular em horários impróprios.
“Aula em forma de palestra quebra a rotina e é muito interessante. O uso dos aparelhos tecnológicos pelo aluno disputa a atenção dele com as aulas, mas quando o conteúdo ministrado é envolvente, ele nem desconcentra”, diz a professora que deixa a dica.

Encarando o segundo semestre

Acostumar-se com a volta às aulas é uma tarefa difícil para uns enquanto outros já encaram com naturalidade. “O importante neste momento é lembrar que as férias serviram para dar ânimo à reta final de estudos”, frisa a psicóloga Maris Eliana.
“Boas lembranças fazem com que a memória funcione melhor. Então é aproveitar que o cérebro está descansado para regressar à jornada estudantil e acadêmica com vigor e disposição”, diz a psicóloga.
Estudante do 8º ano do ensino fundamental, Tainara Oliveira relata que as férias foram marcantes. Ela passou quase dez dias com a família em uma chácara. Aproveitou o tempo livre para brincar, descansar e fazer novas descobertas, mas revela que não está animada com o retorno das aulas.
“Confesso que queria mais tempo para ficar descansando. Estava muito bom, precisava disso. Meu desejo é que tivesse pelo menos um mês ainda”, relata.
Tainara Oliveira completa dizendo que ir à escola todos os dias durante as próximas semanas será um desafio.
“Não vai ter como voltar no tempo, então preciso aos poucos me acostumar, indo dia após dia até sentir vontade mesmo de estar em sala de aula”, conta.
Cleidiane Medeiros está cursando o 9º período de Psicologia e, mesmo estando na reta final do curso, encontra disposição para estudar desde os primeiros dias de aula.
“Acredito que não terei dificuldade para voltar à universidade. Espero que seja tranquilo mesmo com toda a pressão que existe ao terminar a graduação. Tive, com as férias, tempo para descansar um pouco mais, mas me considero pronta para retomar as aulas”, relata Cleidiane Medeiros.
A estudante conta que trabalha durante o dia, mas, mesmo assim, conseguiu folga para viajar para Caldas Novas, em um dos finais de semana de julho. E, sobre estudar, não havia parado por completo.
“Mesmo durante as férias tive que desenvolver meu projeto, já que faço iniciação científica. Precisei estudar apostilas e livros, porém isso não me impediu de divertir. Agora é tudo novo de novo”, brinca Cleidiane Medeiros.

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