Novidade na SME: Projeto Secretário na Escola

0
253
Projeto Secretário na Escola visa proximidade com alunos, servidores, pais e comunidade

Iniciativa visa manter administração mais próxima dos alunos, servidores e comunidades de todas as regiões da Capital

Lívia Máximo

“Eu achei uma ideia maravilhosa. Eu pude conversar calmamente, me orientei sobre o prazo, meus direitos e deveres em relação à aposentadoria e licença médica para acompanhar meu filho em suas necessidades. Foi muito bom!”, afirmou Nair Gondim, 57 anos, servidora auxiliar administrativa na Escola Municipal Grande Retiro, uma das instituições que já receberam o projeto Secretário na Escola, uma novidade na Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME).
Desde o início do semestre letivo, o secretário, Marcelo Costa, tem um dia inteiro na sua agenda semanal dedicado especialmente ao atendimento em uma das escolas ou centros municipais de Educação Infantil (Cmei) da Capital. Além do secretário, superintendentes, diretores, gerentes e apoios da SME,atendem e tratam de diversos assuntos administrativos e demandas pedagógicas relacionadas à própria instituição, bem como demais unidades educacionais da mesma região, comunidade e lideranças dos bairros.
Na última semana, o secretário esteve no Cmei Professora Alzira de Oliveira Alves, no Jardim Europa. “É um projeto que traz a Prefeitura para mais perto do cidadão. E a nossa pretensão não é ouvir só o que queremos. Se for um elogio, ótimo, mas se as pessoas nos fazem reivindicações e críticas, também agradecemos. É isso que estamos buscando, queremos o feed back das comunidades, saber de seus anseios e demonstrar que estamos juntos construindo uma rede municipal cada vez melhor”, ressaltou Marcelo Costa.
Ainda de acordo com o secretário de Educação e Esporte, o projeto é de acordo com o plano governamental do prefeito Iris Rezende. “É o estilo da gestão dele, que trabalha para ouvir as pessoas e, partir da escuta das necessidades, são definidas as políticas públicas. O nosso projeto soma a isso, trazendo a secretaria para todas as regiões da cidade e levando de volta tudo o que a população precisa no dia a dia. É uma administração pública que conhece de perto os problemas de toda a cidade”, pontuou.
Para a superintendente administrativa e financeira da SME, Maria Aparecida dos Santos Cunha, em três edições, o projeto já mostrou a que veio. “Estamos recebendo um retorno muito positivo das escolas. Os profissionais de forma geral estão achando muito bom receber o secretário. Faz muita diferença conhecer a rotina da escola, acompanhar de perto o contexto em seu formato de trabalho. Acredito que as unidades educacionais e as comunidades ganharão muito com esse projeto”, ressaltou.
A diretora do Cmei, Flávia Farias Alves, falou da satisfação em receber a equipe SME por lá: “Quando eu fiquei sabendo do projeto, pensei se o secretário viria aqui, e ele veio! Os servidores ficaram muito felizes, inclusive tenho aqui uma grande quantidade de novos concursados e eles acharam máximo já em poucos meses conhecer um projeto tão inovador. É um saldo muito positivo para a comunidade também, que percebeu a preocupação da gestão com as instituições educacionais”.
Inicialmente a proposta do projeto previa visitas mensais, depois passaram para quinzenais e, agora, para semanais. “Nós começamos a perceber o quanto será positivo e que realmente precisamos dessa proximidade com as pessoas, escolas e Cmei. Então, é mais trabalho para a SME, mas todas as semanas nós separamos um dia para executar o projeto. Tem dado certo e nossa intenção é passar e repassar por todas as regiões da cidade, atendendo o máximo de unidades. Ainda temos muitas semanas e muito trabalho pela frente. Mas é assim, juntos faremos sempre o melhor pela Educação. Eu também sou professor, sou da área e defendo a educação há muitos anos. Então, ver no rosto das pessoas a satisfação e a segurança em saber que a Educação está sendo gerida por um educador é muito bom”, concluiu o secretário Marcelo Costa.

Secretário recebe comunidade escolar para atender demandas administrativas e pedagógicas, para melhorar o ensino da escola
Secretário recebe comunidade escolar para atender demandas administrativas e pedagógicas, para melhorar o ensino da escola

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here