Ricardo Balestreri encerra a semana com mais prestígio

0
414

Marcione Barreira
marcionebarreira@gmail.com

A Secretaria de Segurança Pública é pasta espinhosa para se comandar aqui, ali ou em qualquer lugar. Em Goiás, já passaram por ela nomes importantes, como do procurador de Justiça Demóstenes Torres, depois eleito senador, e o vice-governador José Eliton. Tamanho peso é capaz de triturar facilmente quem não tem competência ou maleabilidade para os assuntos, nada agradáveis, a ela relacionados. O atual secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, Ricardo Balestreri, foi escolhido por ser conhecedor e estudioso da área e especialmente por estar distante das influências políticas paroquiais, tão marcantes em nosso universo político regional. Após uma queda de braço envolvendo a recriação da Secretaria de Administração Penitenciária, que seria desmembrada da pasta de Segurança Pública, Balestreri parece estar fortalecido, tanto que entregou, na sexta-feira, dia 29, 273 novos veículos para a polícia. Destaque para a presença do governador Marconi Perillo e do vice-governador José Eliton, que prestigiaram a solenidade. No evento, Balestreri destacou que os equipamentos são necessários para a boa atuação das forças de segurança. “Somos um dos sete estados que mais reduziram os índices de criminalidade no País nos últimos oito meses”, disse Balestreri ao ressaltar que os resultados se devem ao “trabalho heroico” das polícias. O evento marcou a conclusão da renovação da frota locada da secretaria, que atualmente conta com 2.246 veículos distribuídos entre as forças policiais.


“Até quando vamos fingir acreditar que sítios, apartamentos e até o prédio do Instituto são atribuídos a Dona Marisa?”

Senador Ronaldo Caiado (DEM) em sua conta no Twitter tecendo críticas ao ex-presidente Lula


Em Brasília
O secretário de Educação e Esporte de Goiânia, Marcelo Costa, esteve no Ministério da Educação (MEC). Em pauta, a educação básica  em 2018 e o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

 Proposta
A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) apresentou proposta que altera o fator de ponderação da pré-escola parcial, de 1,0 para 1,25, e  da educação de jovens e adultos (EJA) de 0,80 para 1,20. O fator de ponderação é usado para calcular o custo por aluno em cada etapa da educação.

 Vai avaliar a proposta
O MEC e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) pretendiam manter os fatores aplicados no exercício de 2016. Mas ficou acordada a realização de um estudo de impacto para simular ganhos e perdas no âmbito dos estados e municípios, a partir da proposta apresentada pela Undime.

Parceria continuada
Os presidentes da Assembleia,  José Vitti (PSDB), e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), assinaram acordo de cooperação técnica para renovação de contrato de transmissão da programação dos sinais da rede de emissoras da Câmara com a TV Assembleia. Na prática, o acordo garante a transmissão para o Estado de Goiás com sinal digital.

No Senado
Está aprovada a proposta de emenda à Constituição que proíbe coligações em eleições proporcionais, a partir de 2020. O texto ainda exige desempenho eleitoral mínimo para que as legendas recebam dinheiro do Fundo Partidário e utilizem o tempo de propaganda no rádio e na televisão. A proposta segue para o Senado.

Reforço
O Governo de Goiás entregou 273 novos veículos para as forças de segurança do estado. Serão 140 veículos para a Polícia Militar, 100 para a Polícia Civil, além de 20 furgões para o transporte de presos e outros 13 veículos que serão utilizados para perícia oficial.
A culpa é nossa
O deputado Santana Gomes (PLS) chamou a responsabilidade para os parlamentares ao fazer uma reflexão sobre a segurança pública. Para ele, a insegurança que o país vive também é culpa dos deputados. “Essa insegurança e criminalidade só podem ser reflexo de uma sociedade que não respeita as instituições. E começa por aqui. Tem 23 deputados registrados no painel, mas não mais que dez no Plenário”, disse.

De carona no discurso
No embalo da discussão sobre o tema segurança, o deputado estadual José Nelto (PMDB) elevou a culpa aos governadores e teceu críticas ao estatuto do desarmamento. “É preciso revogar esse estatuto do desarmamento para que todos os pais de família, todos os cidadãos, possam ir a uma casa que tenha arma e possa comprar a arma, ter o porte de arma para se defender. Acontece isso em países de primeiro mundo”, declarou.

Campanha Outubro Rosa
Durante todo o mês de outubro, serão intensificadas as atividades e mobilizações em prol do diagnóstico e tratamento do câncer de mama. É a campanha Outubro Rosa. Palestras, mesa redonda e arrecadação de lenços fazem parte do cronograma de atividades. A programação é uma iniciativa da Assembleia Legislativa.

Esclarecimentos
A vereadora Priscilla Tejota (PSD – foto) apresentou requerimento na Câmara Municipal solicitando a secretária de saúde, Fátima Mrué, que compareça à Casa para prestar esclarecimentos sobre a compra de um programa de computador a ser utilizado na regulação de consultas nas unidades de saúde.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here