Plano de Desenvolvimento da Região Metropolitana é tema de audiência pública nesta quarta

0
1016

Da Redação

Na próxima quarta-feira, 18, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima), em parceria com a UFG, promove audiência pública para apresentação do diagnóstico do Plano de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana de Goiânia (PDI-RMG). Com as presenças do secretário Vilmar Rocha, do prefeito Iris Rezende, e do presidente da Assembléia, deputado José Vitti, o evento marca a discussão referente à implantação de um novo modelo de governança para a Região Metropolitana, adaptando a legislação estadual ao novo Estatuto da Metrópole, Lei 13.089, que busca solucionar os gargalos existentes e consolidar a autonomia na implementação das funções públicas de interesse comum aos municípios que compõem a RMG.

O Plano tem por meta melhorar a qualidade dos serviços públicos da RMG basicamente em quatro pontos: mobilidade urbana, uso do solo, resíduos sólidos e água, saneamento e drenagem urbana. Na audiência desta quarta-feira, técnicos da Secima e da UFG apresentarão as primeiras conclusões do PDI alcançadas a partir das oficinas realizadas em cada um dos 20 municípios que compõem a Região Metropolitana de Goiânia e que contaram com a participação dos prefeitos, vereadores e representantes da sociedade civil. 

A RMG foi criada pela Lei Complementar 27/99 e é composta por Abadia de Goiás, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Caturaí, Goianápolis, Goiânia, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Inhumas, Nerópolis, Nova Veneza, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis de Goiás e Trindade.

Na parte da manhã, a audiência pública contará com uma palestra do ex-prefeito de Curitiba, Cássio Taniguchi, atual superintendente da Região Metropolitana de Florianópolis. Ele abordará “As Vantagens e Desvantagens da Região Metropolitana”. O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, e o presidente da Câmara de Goiânia, Andrey Azeredo, também participarão deste debate ao lado do deputado estadual Francisco Júnior e do professor Pedro Célio. No turno vespertino serão apresentados quatro painéis que abordarão: Condições Ambientais, Desenvolvimento Socioeconômico, Desenvolvimento Urbano e Mobilidade e Transporte Público.

Programacao

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here