CCON e MAC recebem programação especial no mês do Idoso e da Criança

0
3075

Outubro é o mês em que se comemora o Dia Mundial do Idoso e o Dia da Criança. Para celebrar as duas datas, o Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) e o Museu de Arte Contemporânea de Goiás (MAC) terão ações sociais especiais entre os dias 18 e 31. Uma delas é a exposição fotográfica “Velha Infância”, que será aberta ao público no segundo andar do prédio administrativo do CCON a partir do dia 18 (quarta-feira), com entrada franca.

“Velha Infância” é o resultado de um ensaio que levou idosos do Grupo Harmonia, de Goiânia, a reviver cenas, brincadeiras e sensações ligadas à infância. São cerca de 30 imagens das fotógrafas Elyany Silva e Gislaine Gonzaga, acompanhadas de poemas da escritora Alice Xavier, que evocam momentos de singeleza, amor, alegria e harmonia. A exposição permanecerá no CCON até o dia 31 de outubro. O horário de visitação será das 9 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

O projeto foi idealizado por Elyany Silva (Núcleo Astúcia), especialista em fotos de família, pela BTTL Marketing e pela enfermeira e fotógrafa Gislaine Gonzaga. Gislaine ganhou destaque na imprensa nacional há alguns meses por outro projeto, o “FotográVIDA”, que retratava gestantes de baixa renda atendidas pelo Programa Saúde da Família do Jardim Guanabara I, em Goiânia.

Visita especial
A exposição será lançada no dia 17 (terça-feira), em coquetel para convidados. No dia seguinte, a mostra ficará aberta à visitação pública e receberá, logo pela manhã, um grupo de aproximadamente 60 idosos. A ação, em parceria com a Associação de Idosos do Brasil (AIB), engloba outras atividades e começará às 9 horas, com café da manhã.

Além de conferir a mostra “Velha Infância”, os participantes ganharão kits de maquiagem e poderão posar para fotos em estúdio móvel instalado no local. Os registros serão impressos e entregues aos “modelos” na hora.

Em seguida, o grupo visitará a exposição Contrarquitetura, atualmente em cartaz no salão principal do MAC, e participará de uma oficina com a equipe de Ação Educativa do Museu. A intenção é que o resultado do trabalho se torne uma instalação itinerante e seja levada para outros pontos da capital.

“Esta ação, que batizamos de ‘Ver o Museu na Melhor Idade’, é o começo de uma parceria que pretendemos estender a toda a comunidade. Queremos sistematizar o projeto para que os idosos tenham cada vez mais contato com a arte, especialmente a arte contemporânea”, afirma a diretora do MAC, Márcia Pires.

As empresas Escrisam Papeis e Shopping dos Cosméticos são parceiras do projeto, que tem apoio institucional do Museu de Arte Contemporânea de Goiás (MAC), do Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON), da Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte (Seduce) e do Governo de Goiás.

Exposição “Velha Infância”
Período: 18 a 31 de outubro de 2017 (segunda a sexta, das 9 às 17 horas)
Local: Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON), segundo piso
Entrada franca
Mais informações: (62) 3201-4923
Facebook: https://www.facebook.com/events/1965678950315100/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here