Marconi destaca licitação para concessão da Ferrovia Norte-Sul

0
2284
Foto Divulgação

A licitação para a concessão do trecho da Ferrovia Norte-Sul entre Porto Nacional (TO) e Estrela D’Oeste (SP) foi destaque da explicação do governador Marconi Perillo sobre novas oportunidades de negócios entre o Brasil e a Espanha, durante reunião da delegação da missão comercial goiana com autoridades e investidores na Confederação Espanhola de Organizações Empresariais (CEOE) nesta segunda-feira (23). Acompanhado do diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Bastos, Marconi falou sobre a abertura da concorrência, no primeiro semestre de 2018, e afirmou que a Norte-Sul é estratégica para o futuro da economia dos Estados do Brasil Central.

Marconi disse que a licitação para a concessão da Norte-Sul será realizada ainda no primeiro semestre do ano que vem, depois que o governo federal decidiu incluir a ferrovia no pacote de terceirizações na área de infraestrutura, composto ainda por rodovias, portos e aeroportos. O trecho a ser concedido para a iniciativa privada atravessa Goiás, passando por Anápolis e integrando-se ao Porto Seco e ao Aeroporto de Cargas de Anápolis. Jorge Bastos destacou que o leilão será pelo maior valor de outorga e o prazo de concessão, de 30 anos, com possibilidade de renovar por mais 30. A União realiza audiências públicas sobre a concessão.

Mais cedo, o governador Marconi Perillo apresentou para os investidores da Espanha, na CEOE, o projeto do trem de alta velocidade Goiânia-Brasília. Acompanhado de Jorge Bastos, Marconi demonstrou a viabilidade econômica do projeto, destacando que o trem vai atravessar, entre Goiás e o Distrito Federal, uma região formada por 10 milhões de consumidores, com taxas de crescimento acima da média do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here