Aparecida de Goiânia deixa de atender crianças em tempo integral

0
322
Medida, segundo prefeitura, tem o objetivo de ampliar o número de vagas na educação infantil, na fase da pré-escola. Foto: FNDE

Manoel Messias Rodrigues

Crianças de quatro e cinco anos matriculadas nos Centro Municipal de Educação Infantil (Cmeis) de Aparecida de Goiânia não serão mais atendidas durante todo o dia, e sim em um único turno escolar: matutino ou vespertino. A mudança passa a vigorar a partir de janeiro de 2018 e, segundo a prefeitura, tem o objetivo de ampliar o número de vagas na educação infantil, na fase da pré-escola.

Em comunicado, a Secretaria de Educação do Município, disse que as mudanças estão de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e com a Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009, que fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. O artigo 5 da resolução, segundo a secretaria, determina que Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, é oferecida em creches e pré-escolas, que atendem crianças de 0 a 5 anos de idade no período diurno, em jornada integral ou parcial.

“Com isso, a secretaria pretende dobrar o número de alunos matriculados na Educação Infantil do município. Atualmente, os Cmeis atendem 4.050 crianças de três a quatro anos. Com a mudança, serão abertas mais 2.930 novas vagas para o agrupamento IV e V”, detalha a nota.

A secretaria afirma ainda que, uma vez que crianças de quatro e cinco anos já podem frequentar a educação básica nas escolas municipais, a medida prevê ainda a ampliação do número de vagas para crianças de zero a três anos, que é atualmente a maior demanda do município.

“Em relação a alimentação, continuarão sendo servidos os dois lanches, como é feito atualmente. Com a mudança, no período matutino (7h às 11h15), será oferecido um café da manhã e outro lanche, chamado colação. No turno vespertino (13h às 17h15) também serão oferecidas duas refeições para as crianças atendidas”, informa a Secretaria de Educação.

Atualmente, Aparecida de Goiânia conta com 30 Cmeis que atendem um total de 7.212 crianças na Educação Infantil. A demanda de espera é 7.500 alunos.

Procurada pela reportagem da Tribuna do Planalto para dar mais informações sobre a mudança, a Prefeitura de Aparecida informou que o secretário de Educação e Cultura, Rodrigo Gonzaga Caldas, concederá, hoje, às 15h, uma entrevista coletiva para a imprensa a fim de explicar as mudanças nos horários dos Cmeis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here