Marconi discute demandas da Educação em almoço com coordenadores regionais

0
767
O governador Marconi Perillo abriu as portas do Palácio das Esmeraldas para receber nesta segunda-feira, 6/11, a secretária Raquel Teixeira, superintendentes e coordenadores regionais de Educação, Cultura e Esporte. Foto: Leo Iran

O governador Marconi Perillo abriu as portas do Palácio das Esmeraldas para receber nesta segunda-feira, 6/11, a secretária Raquel Teixeira, superintendentes e coordenadores regionais de Educação, Cultura e Esporte. Na abertura do encontro, o governador colocou o microfone do salão Gercina Borges à disposição de todos os presentes para ouvir as demandas e o balanço desse primeiro ano de reestruturação das regionais. “Quero um retrato do que está acontecendo no Estado e, para mim, o melhor termômetro são vocês”, disse antes do almoço.

Marconi lembrou que nos últimos meses tem visitado todos os municípios goianos, graças ao programa Goiás na Frente. Apesar disso, conforme destacou, é essencial ouvir relatos dos servidores que vivem o cotidiano das cidades. “Preciso ouvir de vocês como está a questão da reestruturação que fizemos nas Coordenações Regionais, a expectativa sobre as avaliações que estão em andamento, das escolas em construção”, comentou ao passar a palavra da secretária Raquel Teixeira.

A titular da pasta disse que vive um momento de gratidão. Isso porque, segundo ela, a equipe de coordenadores montada no início do ano obedeceu a critérios estritamente técnicos. “Comandar uma reestruturação desse porte não foi fácil. Posso dizer que essa equipe tem a minha cara, porque o senhor, governador, me deu a liberdade para montá-la. Sobre as avaliações (Saeb, Saego e Enem), as expectativas são positivas, porque tivemos trabalhos de apoio pedagógico muito importantes, como a Avaliação Dirigida Amostral (ADA), o Aprender + e o Goiás Enem”, resumiu.

Representantes de ao menos sete regionais subiram ao púlpito para compartilharem experiências. O coordenador de Mineiros, Gilson Martins de Oliveira, elogiou o fato de o governador atribuir à Raquel Teixeira a responsabilidade de administrar a Seduce. “Como é bom trabalhar na Educação e ter uma professora como superior. Isso é o mais importante: colocar professores para liderar”, disse.

A coordenadora de Jataí, Marina Silveira Martins, completou a fala do parceiro de Mineiros e destacou que a Educação vive o seu melhor momento. “Sou servidora desde 1999 e posso dizer, com conhecimento de causa, que nunca tivemos uma rede tão feliz e motivada. É o momento mais importante da Educação”, comentou. Já a responsável por Formosa, Marília Magalhães, orgulhou-se ao dizer que um colégio de sua regional foi avaliado como uma das 40 melhores escolas em tempo integral do Brasil.

Os coordenadores também elogiaram o pacote de benefícios anunciado no primeiro semestre pelo Governo de Goiás. Além de aumento de salários, a medida também trouxe como novidade o auxílio-alimentação. “São medidas importantes. Alguns dos benefícios, inclusive, não estavam nem na pauta de reivindicação dos sindicatos. Uma iniciativa como essa não tem como não ser bem vista, porque foi feita de livre e espontânea vontade”, opinou Sandra de Bessa, de Itumbiara.

Em nome dos servidores da Seduce, os coordenadores solicitaram ao governador a continuidade do auxílio-alimentação para o ano que vem. Também pediram a prorrogação do decreto de nomeação das Coordenações Regionais, que vence no final do ano. “Sobre o vale, há uma discussão interna no governo no sentido de acabar com ele. Mas estou no sentido contrário, defendendo a manutenção em alguns segmentos, como a Educação. Sobre a prorrogação do decreto, será analisado. Gosto de escolher as pessoas certas para estarem nos lugares certos. Vocês têm meu apoio”, declarou.

Para o coordenador Metropolitano, Marcelo Ferreira, “o pacote de benefícios mostrou, para aqueles que ainda tinham dúvida, o esforço do governo com a Educação”. Também frisou que a titular da Seduce cobra de toda a sua equipe muito foco, destacando a sua facilidade em dialogar com todos os segmentos, desde professores até alunos e famílias. “Muitas vezes ela recebe demandas das redes sociais e nos encaminha, pedindo solução imediata. Isso criou uma relação mais próxima com as pessoas, elas se sentem acolhidas”.

A estrutura das escolas estaduais também entrou em pauta. Marcelo pediu ao governador apoio financeiro para reformar as unidades que precisam de reparos. “Amanhã, inclusive, vou a Brasília novamente para tentar conseguir recursos extras. E duas áreas que precisam e serão prioridade são Educação e Saúde”, disse Marconi. O governador também lembrou os investimentos do programa Goiás na Frente, que destina recursos para reformar e construção de novas escolas.

Segurança nas escolas

Durante o almoço com o governador, a secretária comentou sobre a tragédia que aconteceu esta manhã no Colégio Estadual 13 de Maio, em Alexânia, e vitimou a aluna Raphaella Noviski. Raquel disse estar “com o coração na mão, sofrendo junto com toda a comunidade escolar”. Ela lamentou que episódios como esse estejam ocorrendo com certa frequência entre os jovens e informou que a Seduce tem feito um trabalho de apoio psicológico. “Trabalhamos com prevenção da violência, mediação de conflitos e em prol da cultura de paz”, disse.

Raquel também citou a importância da Superintendência de Segurança Escolar, que está em fase de criação e terá como objetivo desenvolver sistemas estratégicos para reforçar a segurança nas escolas. “Faremos um trabalho intenso, diretamente nas unidades escolares. Mas os problemas de ordem emocional, como o caso de hoje, mostram que alguma coisa está profundamente errada no conceito da sociedade. Para trabalhar o problema especificamente nas escolas estamos desenvolvendo um projeto socioemocional, em parceria com o Instituto Ayrton Senna”, destacou.

O governador lamentou profundamente a morte de Raphaella Noviski, que se deu de maneira tão trágica, e manifestou total apoio a todos os projetos sociais que a Seduce vem desenvolvendo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here