Período de matrícula para novos alunos começa dia 27 de novembro na rede estadual

0
1509
Solicitação de vaga deve ser feita pela internet até o dia 29 de dezembro de 2017

O período de matrícula 2018/1 para novos alunos na rede pública estadual de ensino começa no dia 27 de novembro e segue até 29 de dezembro. O processo é informatizado e os interessados devem fazer a solicitação de vagas, exclusivamente, por meio eletrônico, no endereço www.matricula.go.gov.br

O serviço é destinado apenas para novos alunos, que são: oriundos de outras redes de ensino (municipal, federal e privada); de outros Estados; estão iniciando a vida escolar; alunos que deixaram de estudar; ou alunos que não renovaram matrícula na Rede Estadual.

As escolas de Tempo Integral participam do processo de Matrícula Informatizada. Já as unidades conveniadas e militares não integram esse sistema, por isso, os interessados em ingressar nestas escolas devem se dirigir diretamente nestas unidades.

Passo a passo para a matrícula
A partir do dia 27 de novembro, para acessar o site www.matricula.go.gov.br é preciso ter em mãos: nome completo do aluno; nome completo da mãe; nome completo do responsável; CPF do aluno ou responsável; data de nascimento; etapa, ano e turno desejados; três (3) opções de escolas; telefone para contato; e-mail; CEP e endereço do aluno. Após finalizar o cadastro, o usuário deverá guardar o Comprovante de Solicitação de Matrícula.

O processo da matrícula não garante a vaga na primeira opção do aluno, mas preferencialmente na primeira opção. Por isso, é necessário informar três opções de unidades para facilitar o processo de alocação do aluno. Assim, o sistema fará a alocação conforme o número de vagas disponibilizado, na sequência de escolas informadas. O histórico da matrícula na rede estadual mostra que entre 94% a 97% dos alunos são alocados naquelas indicadas como a primeira opção, ou seja, a escola de preferência do estudante.

Confirmação e Efetivação de 15 a 19 de janeiro
Após a solicitação da vaga, o interessado deve confirmar a matrícula pelo próprio site www.matricula.go.gov.br no período de 15 a 19 de janeiro de 2018, colocando o número da solicitação (gerado na primeira etapa do processo) e a data de nascimento do aluno. No mesmo período,  assim que fizer a confirmação da escola em que foi alocado no site, o aluno ou responsável deve procurar pessoalmente a unidade educacional confirmada para a efetivação da matrícula.

Na escola é preciso apresentar: Certidão de Nascimento; comprovante de endereço; CPF e RG do responsável pelo aluno; histórico escolar. Os alunos que já estudaram anteriormente também devem apresentar: histórico escolar; ficha individual e/ou declaração de transferência.

Pontos de apoio com computadores disponíveis
A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce) informa que todas as escolas e coordenações regionais da rede vão funcionar como pontos de atendimento presencial para os pais ou responsáveis que não possuírem acesso à Internet. Nestes locais, os interessados em fazer a solicitação de vaga terão computador disponível para realizar o procedimento. Caso, eventualmente, o ponto de atendimento não tenha computador com Internet, os usuários serão orientados sobre o local mais próximo onde seja possível solicitar a vaga. É necessário estar com todas informações  para cadastro, como mencionado acima.

A lista de todas as 1.151 escolas da rede estadual está disponível no site da Seduce cidadao.seduce.go.gov.br

Matricula informatizada
A matrícula informatizada tem o objetivo de eliminar filas nas escolas, democratizar o acesso e garantir o aproveitamento total da capacidade física das unidades escolares.

Renovação para alunos da rede
A renovação da matrícula é uma etapa que acontece na Unidade Escolar (SIGE), de acordo com o cronograma da matrícula. A Unidade Escolar deve notificar os responsáveis sobre a obrigatoriedade da renovação por meio do “Termo de Renovação da Matrícula”. Os alunos que não renovarem a matrícula no prazo estipulado irão concorrer vaga com os novos alunos, não tendo garantia de vaga na mesma escola.

Comunicação Setorial da Seduce

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here