Aprender+: A caravana do conhecimento

0
1744
Fotos: Mônica Salvador

Fabiola Rodrigues

Caderno de atividades distribuída na rede estadual ajuda estudantes a potencializar o aprendizado de Matemática e Língua Portuguesa e habilidades socioemocionais

Estudantes da rede estadual de educação de Goiás este ano contarão com um reforço no aprendizado: a Caravana Aprender + já está na estrada, levando conhecimento de forma simplificada e objetiva a praticamente todas as escolas do estado. Com apostilas didáticas e de fácil compreensão os alunos encontram mais facilidade na resolução de exercícios, especialmente de Matemática e Língua Portuguesa.

Segundo a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), a Caravana concentra várias ações pedagógicas, especialmente o incentivo ao uso do Caderno Aprender +, que este ano será distribuído pela primeira vez aos estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio da rede estadual. O material didático foi desenvolvido pela Superintendência de Inteligência Pedagógica da Seduce como instrumento de sistematização e continuidade dos estudos, dentro e fora do ambiente escolar.

Em cada escola, estudantes recebem orientações de como usar o Caderno Aprender + / Fotos: Mônica Salvador

As ações móveis, que começaram em março, percorrerão os 246 municípios goianos até junho, com visitas pedagógicas às escolas estimulando boas práticas de estudo da Língua Portuguesa e Matemática, além de contribuir com o desenvolvimento das habilidades socioemocionais do estudante por meio da interdisciplinaridade das matérias. Para o superintendente Executivo da Seduce, Marcos das Neves, que acompanha o trabalho de perto, a Caravana Aprender + é inovadora.

“O projeto é moderno e ousado. As apostilas exploram habilidades de pensamento como identificar, compreender, aplicar, resolver problemas e interpretar enunciados e textos. O Caderno foi pensado para que o professor consiga identificar as dificuldades de cada aluno proporcionando o desenvolvimento nos estudos”, explica.

“O projeto é moderno e ousado e ajuda a desenvolver no estudante habilidades de pensamento como identificar, compreender, aplicar, resolver problemas e interpretar enunciados e textos” Marcos das Neves

Clique aqui para ler a matéria em PDF

O conteúdo da apostila incluiu o estímulo das habilidades emocionais, que se tornou tendência nos últimos dez anos. Elas serão trabalhadas lado a lado das competências cognitivas visando dar suporte ao atual perfil desejado do estudante. Marcos das Neves diz que professores e alunos aprendem juntos.

“A escola como um todo está passando por uma ampla discussão em todos os níveis. A educação precisa acompanhar as mudanças da sociedade. A preparação do aluno de hoje é para que ele seja um bom profissional no futuro, o que exige criatividade, resiliência, liderança, pensamento crítico, autonomia. O Aprender + vai auxiliar justamente nisso”, diz.

No início do trabalho das Caravanas, em maio de 2017, as palestras eram oferecidas aos estudantes inicialmente em formato de aulões para preparatório do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mas com os bons resultados no aprendizado este ano o projeto ganhou mais investimento e passa a ser levado como modelo de incentivo ao ensino a praticamente todas as escolas da rede estadual. Este ano, a abertura da Caravana Aprender + de 2018 aconteceu no dia 12 de março, nos colégios de Rio Verde e região. A ação deve entregar até o final do ano 1,7 mil Cadernos Aprender + para os alunos da capital e interior.

Boa aceitação dos professores

Ao ter contato com a apostila, alunos se surpreendem com o formato dinâmico dos exercícios / Fotos: Mônica Salvador

Potencializar os estudos, zelando para o bom rendimento escolar do aluno, é o principal objetivo da Caravana Aprender +, segundo Marcos das Neves. O superintendente esclarece que os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) já refletem a qualidade do ensino que o estudante de Goiás está recebendo.

“Talvez há quem pense que nosso trabalho é para ter resultados em números, mas não é. Queremos que o estudante saiba mais. Os bons resultados são uma ótima consequência. Nossa função é capacitar; os frutos vêm com o tempo”, afirma.

Durante a Caravana do último ano, que estava focada em resoluções de estudo para o Enem, a equipe pedagógica da Seduce constatou, por meio de avaliações, que mais de 80% dos professores aceitaram bem o material, inclusive fazendo o uso correto do Caderno. Consequentemente os estudantes deram respostas positivas quanto à melhoria no aprendizado.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here