Daniel Vilela assume presidência da CCJ

0
863
Foto: Cleia Viana / Câmara dos Deputados

O deputado federal Daniel Vilela (MDB-GO) foi eleito nesta terça-feira (3) presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados, maior e mais importante comissão da Casa. Por ela passam todos os projetos de lei em tramitação na Câmara. Ao presidente cabe determinar a ordem da pauta e a escolha dos relatores dos projetos, entre eles emendas à Constituição, por exemplo. Daniel teve 51 dos 53 votos. Houve duas abstenções. José Priante (MDB-PA) foi eleito 1º vice-presidente da comissão com 44 votos.

“É uma grande responsabilidade e também vejo como reconhecimento pelo nosso trabalho aqui na Câmara”, afirma Daniel Vilela. O emedebista garantiu que vai focar na produtividade da CCJ, atuando com independência e isonomia. “Vamos buscar o tempo todo uma condução equilibrada, isenta e serena desta comissão, promovendo o bom debate sobre os projetos de relevância para nosso País”, afirmou Daniel Vilela.

Durante a sessão de instalação do colegiado, deputados da oposição e da base aliada elogiaram a escolha de Daniel, dizendo que ele tem a qualificação necessária para conduzir os trabalhos. “Muito se falou nos últimos dias sobre sua isenção, Daniel. Para nós da oposição, esta foi uma das razões do nosso voto em você. Nós queríamos um presidente isento, imparcial, para conduzir os trabalhos com qualidade”, afirmou em discurso Alessandro Molon (PSB-RJ). “Daniel tem qualidades absolutamente essenciais para conduzir esta comissão, como inteligência, fineza no trato e conhecimento”, afirmou Rodrigo Pacheco (MDB-MG), ex-presidente da CCJ.

Daniel Vilela já era membro e ocupava a 2ª vice-presidência do colegiado e foi escolhido em 2017 como um dos 100 “cabeças do Congresso”, em tradicional levantamento realizado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). Daniel é o segundo goiano a assumir o comando da CCJ. O ex-deputado João Natal, um dos fundadores do MDB em Goás, conduziu a comissão em 1991.

Deputado há seis mandados e colega de bancada, Pedro Chaves (MDB-GO) destaca a rápida ascensão do parlamentar de 34 anos. “Daniel é uma revelação aqui na Câmara. É raro ver um deputado em primeiro mandato se destacar tanto como ele. Tem mostrado capacidade de articulação e mostra que está preparado para as funções mais importantes não só do Poder Legislativo”, afirma.  O também goiano Roberto Balestra (PP) elogiou a escolha de Daniel e desejou sucesso ao emedebista. “Você tem caráter, comprometimento e por certo desponta como o futuro para o Estado de Goiás”, disse Balestra.

O novo presidente da CCJ é graduado em direito e pós-graduado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). “A CCJ é um colegiado e assim será conduzida: garantindo as prerrogativas de todos os parlamentares, independentemente de posicionamento político”, afirma Daniel, que já ocupou a Presidência da Comissão Mista de Mudanças Climáticas (CMMC), composta por deputados e senadores; e da Comissão Especial da Reforma Trabalhista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here