Servidores e ex-secretários da Educação são homenageados com Comenda Nion Albernaz

0
1341
Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira, 6/4, a entrega da Comenda Nion Albernaz e de repasses para a merenda escolar superou a impressão de evento meramente burocrático. Aplausos, lágrimas e suspiros de dever cumprido marcaram a solenidade que enalteceu a Educação, área nobre capaz de transformar o futuro da humanidade. Servidores da pasta, como os coordenadores regionais, superintendentes e ex-secretários carregaram no peito o reconhecimento pelo trabalho feito à frente da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce).

“A entrega da Comenda Professor Nion Albernaz é uma celebração dos avanços na Educação de Goiás desde 1999. De lá para cá foram realizadas várias melhorias que estruturaram a rede pública, como lançamento de programas pedagógicos e investimento no plano de carreira dos professores”, disse a secretária Raquel Teixeira que representou o governador Marconi Perillo. Por isso, os ex-secretários, Milca Severino Pereira, Eliana Maria França Carneiro, Thiago Mello Peixoto da Silveira e Vanda Dasdores Siqueira Batista receberam a comenda.

“Todos têm papéis muito importante na sociedade. Nós, educadores, temos uma responsabilidade maior ainda, que é carregar no peito essa Comenda. Ela traz na sua face oculta legados do professor Nion Albernaz e isso aumenta nossa responsabilidade com a educação brasileira. Não se recebe uma homenagem dessa envergadura e fica por isso mesmo. Nossa função passa a ter um peso maior. Quero que você, secretária, leve em nome dos ex-secretários nossos sinceros agradecimentos pelo seu trabalho. Eu estou muito feliz por você ter viabilizado meu encontro com essa turma maravilhosa, porque foi como secretária de Educação que vivi um dos momentos mais decisivos da minha vida como educadora”, agradeceu Milca Severino, que falou em nome dos ex-secretários da pasta.

Os 23 superintendentes que comandam toda a estrutura da Seduce e os 40 coordenadores regionais também receberam a medalha. “É a maior honraria que já recebi na minha vida e isso representa reconhecimento do nosso trabalho. Agradeço a cada servidor, que nos apoia, nos ampara e nos inspira nas coordenações regionais. Essa união de forças que faz com que a educação seja um carro chefe no projeto de governo de Goiás. A Seduce é vitrine desse governo e devemos a todas essas pessoas que faz parte dessa estrutura”, ressaltou a coordenadora regional de Jataí, Marina Silveira Martins.

A voz embargada não impediu que o superintendente executivo da Seduce, Marcos das Neves, agradecesse a família de sangue pelo apoio e a família de coração pela caminhada lado a lado. “Estamos vivendo um misto de sentimentos: gratidão, medo e confiança, que é o maior deles. Eu já estou sentindo saudades e agradeço a Deus por ter colocado a senhora no meu caminho. Eu aprendi, cresci e por isso tenho muita admiração pelo que a senhora é”, disse referindo-se à Raquel Teixeira e agradecendo a honraria.

A Comenda criada pela professora Raquel Teixeira em 2018 tem como objetivo homenagear o entusiasmo dos que amam a Educação e contribuem para o seu desenvolvimento. E nada mais justo do que Raquel também receber a condecoração, que chegou de surpresa nas mãos da filha Ana Paula. “Essa homenagem aos envolvidos na educação se faz necessária porque graças a eles nós conseguimos fazer mudanças por meio do Aprender +, das caravanas, da Avaliação Dirigida Amostral, do aplicativo Palma da mão, e várias outras nas áreas de tecnologia, pedagogia e de infraestrutura. Hoje nós temos em torno de 50 mil funcionários e lidamos diretamente com mais de um milhão de pessoas. Essa máquina só funciona bem porque estamos articulados e sincronizados”.

A secretária destacou também que a Educação vive um momento de expansão com a construção, reforma e ampliação de escolas. “A Educação, hoje, é um canteiro de obras graças ao empenho dos colaboradores da secretaria e também do nosso grupo político que permitiu essas mudanças disponibilizando recursos. É um momento de celebração das realizações e das conquistas. Também é um momento de gratidão pessoal com o governador Marconi Perillo, que me deu essa oportunidade e ao vice-governador José Eliton, que sempre me deu apoio. Obrigada por consolidarem e aprimorarem tantas mudanças”, disse Raquel.

Durante o evento também foi entregue a premiação dos vencedores do concurso ‘O Melhor da Cozinha Goumert’ e do projeto ‘Viva Bem, Viva Leve’ e ainda os novos equipamentos e utensílios (fornos elétricos, liquidificadores e fogões industriais, espremedores de frutas, pratos e talheres, entre outros) destinados às cozinhas dos Centros de Ensino em Período Integral (Cepis) de Ensino Médio. A Seduce também a nova frota de veículos destinados às 40 Coordenações Regionais e anunciou a implantação do Cartão de Pagamento do Pró-Escola, que tornará mais eficiente e transparente o repasse dos recursos públicos às escolas.

Foto: Divulgação

Possível descompatibilização 

Em discurso, Raquel Teixeira afirmou que ainda não decidiu se deixará a cadeira principal da Seduce para fazer parte do projeto político de José Eliton e de Marconi Perillo. “Os arranjos partidários são complexos. Tenho compromisso com esse grupo político e compromisso de vida, que é a luta pela educação. Se até ás 18 horas a gente não conseguir definir alguém que dê continuidade ao trabalho árduo desses três anos, meu compromisso é com vocês. Tenho pedido inspiração e luz para que eu tenha sabedoria”, contou a secretária.

Nion Albernaz

Nion Albernaz foi prefeito de Goiânia por três mandatos: 1983 a 1986, 1989 a 1992 e de 1997 a 2000. Seus principais legados como gestor público foram a arborização e planejamento urbano da cidade, criação de cooperativas de produção em bairros da periferia, início das obras das marginais Botafogo e Cascavel, informatização da prefeitura, implantação da Assessoria Especial da Mulher e de programas de assistência aos idosos e pessoas com deficiência.

A gestão do ex-prefeito também se destacou por ações e projetos inovadores, especialmente nas áreas social e de ensino profissional, quando foram criados os programas “Banco do Povo”, “Trabalhando com as Mãos”; Núcleos Profissionalizantes nos bairros, Casa da Acolhida (para população de rua e jornaleiros), Escola de Panificação (Jardim Curitiba).

Vereador por Goiânia em 1957, Nion foi diretor geral da Universidade Federal de Goiás (UFG), presidente da Companhia de Habitação de Goiás e por muitos anos atuou como professor de Matemática no Lyceu de Goiânia. Formado em Economia e Engenharia Civil, o ex-prefeito da Capital faleceu no dia 6 de setembro último, aos 87 anos, em decorrência de falência múltipla de órgãos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here