Rio Verde representa “a pujança que Goiás e o Brasil querem”, diz Alckmin

0
724
Fotos: Wildes Barbosa

O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin teceu rasgados elogios aos avanços obtidos por Goiás no setor do agronegócio, ao participar, com o governador José Eliton, do encerramento da Tecnoshow Comigo, na cidade de Rio Verde, hoje pela manhã. A impressão que ele teve da Tecnoshow e da cidade foi a da nitidez de como a Região de Rio Verde vem crescendo, ajudando Goiás a alavancar sua economia. Para ele, Rio Verde representa “a pujança que Goiás e o Brasil querem, que cresce, que gera empregos, que tem renda e oportunidades”, se tornando na terra do trabalho.

A pauta de José Eliton e Geraldo Alckmin com os produtores rurais e representantes do setor abrangeu os projetos para o futuro que envolvem ações de governo, a questão sanitária, logística, de armazenamento, comércio internacional, reivindicações e sugestões, além de segurança jurídica.

José Eliton acompanhou Alckmin e disse que Goiás vive “um momento muito bom”, em função de que as demandas que dizem respeito ao Governo do Estado “foram encaminhadas e solucionadas”.

Antônio Chinaglia, presidente da Comigo (Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano), recepcionou José Eliton e Geraldo Alckmin e disse sentir “muita alegria” de estar recepcionando ambos na cidade e naquela feira de agronegócios, porque que são figuras proeminentes da vida brasileira, e que foram lá cumprimentar e apoiar a luta dos agricultores e pecuaristas, “heróis da produção brasileira, desbravadores e inovadores”.

Relação Goiás-São Paulo 

Fotos: Wildes Barbosa

Geraldo Alckmin fez questão de enfatizar que “São Paulo trabalha com todo o País”, com destaque para o Estado de Goiás, ao pontuar que há para ambos ainda o desafio da Hidrovia Paranaíba-Tietê-Paraná, porque existe a possibilidade de que a hidrovia adentre mais o Rio Paranaíba e aí melhoraria ainda mais o custo para o escoamento da produção, retirando os gargalos para termos mais segurança no período seco”. José Eliton afirmou que Goiás sempre contou com “essa parceria constante com o Governo do Estado de São Paulo”, e que não será diferente doravante, focados numa agenda que é claramente “de desenvolvimento nacional”.

Ainda sobre infraestrutura de transportes,  Alckmin lembrou que “a Ferrovia Norte-Sul, que chega a Estrela do Oeste e vai até o Porto de Santos, também é uma logística importante que trabalhamos juntos com o Governo de Goiás”.

Tecnoshow Comigo 

Após percorrer estandes da Tecnoshow e conversar com produtores rurais, trabalhadores do campo e empresários do ramo, o José Eliton ressaltou a proficiência do agronegócio para a economia goiana e brasileira: “Ele tem um papel fundamental na economia goiana e no Brasil não é diferente; é uma alavanca que tem garantido o equilíbrio da balança comercial, tem garantido a geração de empregos, uma agenda estratégica para Goiás e o Brasil”.

Em sua avaliação, as políticas do Governo de Goiás voltadas para o setor “estão criando um ambiente propício para que o agronegócio consolide-se cada vez mais como uma moeda alavancadora do desenvolvimento nacional”.

Os números não deixam dúvidas de que a Tecnoshow figura entre as maiores feiras voltadas para o agronegócio do País, sendo a maior do Centro-Oeste, com 550 expositores num espaço de 60 hectares e previsão de público visitante superior a 100 mil pessoas, além do fechamento de R$ 1,7 bilhão em negócios.