Iris abre etapa Centro-Leste de esportes paralímpicos

0
876

Etapa regional Centro-Leste do Circuito Loterias Caixa foi oficialmente aberta neste sábado, 14, com a presença do prefeito de Goiânia, Iris Rezende. Desde sexta-feira, 13, ocorrem as competições na esgrima em Cadeira de Rodas (Estádio Olímpico) e halterofilismo (SESI – clube Ferreira Pacheco).

O prefeito revelou estar emocionado pelo significado desse evento.  ‘Saí de casa já com emoção para participar desse evento. Com emoção, por se tratar de um evento com representatividade extraordinária. Pessoas que, com alguma deficiência, não se entregaram. Mostrando que o mundo é, sobretudo, dos lutadores. Me sinto orgulhoso como prefeito em recepcionar esse evento.’

A vice-presidente da Comissão Paralímpica Brasileira (CPB), Naise Pedrosa, agradeceu ao prefeito pelo apoio. “Essas etapas só foram possíveis graças a essas parcerias realizadas, que permitem também o crescimento do CPB”, afirmou. A prefeitura trouxe a etapa para Goiânia e oferece apoio de logística para a realização do evento que conta com 900 atletas de todos os estados do Centro Oeste, Minas e Espírito Santo.

Alunos da escola Municipal Maria da Terra, do bairro Floresta, região Noroeste, foram prestigiar os esportes paralímpicos. “A intenção é mostrar as crianças a importância do esporte tanto para os portadores de deficiência ou não”, destaca a professora de Educação Física Adriane Soares, que coordena 40 alunos na visita aos jogos.

As disputas de halterofilismo continuam neste sábado e domingo, 14 e 15, no Sesi – clube Ferreira Pacheco. Natação e atletismo terão brigas por medalhas no fim de semana. Além do Circuito, a I Copa Brasil de esgrima em cadeira de rodas também ocorre na capital goiana. A entrada para conferir as competições é franca.

Confira a programação

Circuito Loterias Caixa de Atletismo, Halterofilismo e Natação – Etapa Regional Centro-Leste

Sábado (14/4) – 8h às 12h e 14h às 18h

Domingo (15/4) – 8h às 12h

I Copa Brasil de Esgrima em cadeira de rodas

Sábado (14/4) – 9h às 12h30 e 13h30 às 18h

Domingo (15/4) – 8h às 12h

O evento

O Circuito Caixa Loterias é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pelas Loterias Caixa. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, halterofilismo, esgrima e natação. Composto por quatro fases regionais e duas nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país. Em 2018, as disputas das fases nacionais serão separadas por modalidade – haverá ainda um Campeonato Brasileiro de cada esporte.

A etapa regional Centro-Leste do Circuito Loterias Caixa de Atletismo, Halterofilismo e Natação e a 1ª Copa Brasil de Esgrima em Cadeira de Rodas da temporada 2018 receberá 900 atletas da região Centro Oeste, parte de Minas Gerais e Espírito Santo, nas quatro modalidades, no Centro de Excelência do estádio Olímpico, Ginásio Rio Vermelho e no Clube do Sesi Ferreira Pacheco.

É a quarta e última etapa regional do Circuito Loterias Caixa, que já passou por Sergipe, Rio Grande do Sul e São Paulo, dando oportunidade de competidores de todas as Unidades da Federação de disputar uma vaga nas fases nacionais do maior evento do país para atletas com deficiência.

A terceira fase nacional receberá a denominação de Campeonato Brasileiro, em outubro, reunindo os melhores do ano. As três competições serão realizadas no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here