Linha Direta | No PP, Vanderlan já pensa em 2020

0
1348

Ex-candidato a governador do Estado em 2010 e 2014 e ex-candidato à prefeito de Goiânia em 2016, o ex-prefeito de Senador Canedo Vanderlan Cardoso, que se filiou no PP nos últimos dias da janela da infidelidade, encerrada há duas semanas, está buscando a vice de alguma das três maiores pré-candidaturas apresentadas ao eleitor goiano até o momento. Mas, para levar seu legado eleitoral das últimas três eleições disputadas – que embora com derrotas, somaram votações expressivas – ele tem condicionado a possibilidade de aliança com a garantia de apoio para as eleições para a Prefeitura de Goiânia em 2020. De acordo com fontes ouvidas pela coluna, a possibilidade maior de busca do posto está nas candidaturas de José Eliton (PSDB), a mais preferida por integrantes do PP, e na de Daniel Vilela (MDB), que vem tendo bom trato com o presidente do partido, o ministro das Cidades Alexandre Baldy, e até pelo deputado federal Heuler Cruvinel, que poderia herdar a base de Daniel e de Maguito Vilela (MDB) no sudeste goiano. Sem pressa alguma, o PP deve negociar até os últimos dias das convenções.

“Tenha santa paciência”
Aloysio Nunes, ministro das relações exteriores, sobre pedido de fechamento da fronteira com a Venezuela, a pedido do governo de Roraima

Finalmente

Na última semana o prefeito Iris Rezende (MDB) anunciou – e deu posse – ao seu novo secretário de Governo, Paulo Ortegal. Para a alegria do prefeito e de seus auxiliares, desta vez o antigo companheiro de Iris aceitou assumir a função.

Clique aqui para ler a coluna em PDF

Quadro qualificado

É ponto pacífico dentro da gestão de que Ortegal é o melhor articulador e auxiliar dentre os escolhidos pelo emedebista. Por isso a satisfação, uma vez que a articulação política tem sido uma das maiores dificuldades deste quarto mandato de Iris.

Pode?

O deputado estadual Lucas Calil (PSD) insinuou, na última semana, que a demora na emissão de licenças por parte da Secima justifica a atitude de alguns produtores rurais, que acabam captando água de forma ilegal. Pois é…

Detalhe

Lucas Calil realizou o discurso poucos dias após ter se filiado ao PSD, partido que comandava a Secima com Vilmar Rocha, e que comandaria a secretaria caso o deputado Heuler Cruvinel, que indicou o novo secretário, não tivesse se filiado ao PP.

Demanda

O deputado estadual Carlos Antônio, agora do PTB, solicitou, a pedido da Câmara de Dirigentes Lojistas de Anápolis, a instalação de uma nova unidade do Vapt Vupt no Centro daquele município. Com o apoio do prefeito Roberto do Órion.

1 Cota idoso

O deputado estadual Diego Sorgatto, que recentemente se filiou ao PSDB, apresentou projeto de lei que estabelece cota para idosos nas instituições de ensino superior vinculadas ou mantidas pelo governo estadual

2 Quantidade

O projeto, que está em processo de avaliação determina que 5% das vagas, no mínimo, por curso e turno, seriam destinadas aos maiores de 60 anos de idade que não possuam graduação em qualquer curso superior de instituições gratuitas goianas.

3 Justificativa

Para Diego a aprovação da propositura facilitaria o ingresso de idosos nas instituições estaduais de educação superior e contribuiria para retirá-los do isolamento, valorizando a experiência dos mesmos. A proposta foi encaminhada às Comissões Técnicas.

Enfraquecida

De todos os parlamentares goianos na Câmara Federal, de longe a que saiu mais enfraquecida da janela partidária e da reforma administrativa promovida pelo governador José Eliton em sua ascensão ao poder estadual foi a deputada federal Magda Mofatto (PR). Seu partido perdeu todos os deputados estaduais e federais que possuía, exceto ela mesma. Além disso, não conquistou nenhuma cadeira na nova leva de auxiliares do novo governador.

Batalhão do Eixão

Uma das primeiras ações do governador José Eliton (PSDB) no comando do Estado será criar batalhões específicos da Polícia Militar para atuar no Eixo Anhanguera.

Eixão

O policiamento destes batalhões não será estendido, neste primeiro momento, a outros terminais ou plataformas do transporte coletivo de Goiânia.

Risco

Em entrevista à Rádio Bandeirantes 820, o presidente da Assembleia, José Vitti (PSDB), fez um alerta, de que os tucanos podem ser vítimas de sua própria criação.

Mote de 1998

Ele acredita que com a indicação do cunhado de Marconi Perillo, Sérgio Cardoso, ao TCE, a oposição passe a usar o termo panelinha para criticar o governo.

Selo

A Comigo é a primeira empresa de Goiás a conquistar o certificado de qualidade no tratamento industrial de sementes. A entrega ocorreu sexta, 13, na Tecnoshow.

Poucos

O selo é emitido pela Syngenta, em função de uma soma de fatores de lisura na produção. De 54 parceiros em todo o Brasil, apenas sete possuem o certificado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here