Jogo inspirado no pintor Salvador Dalí auxilia o ensino de Artes

0
1295
Foto: Santiago Lemos

Uma pesquisa realizada na Universidade Federal de Goiás (UFG) resultou na criação de um jogo para dispositivos móveis, baseado na produção artística do pintor espanhol Salvador Dalí. A proposta do pesquisador Santiago Lemos é que o jogo seja utilizado para auxiliar o ensino de Artes na educação básica. O aplicativo Dalí eX, que pode ser baixado gratuitamente, é do gênero RPG (Role-Playing Game, ou jogo de interpretação de personagens), popular entre crianças e jovens.

Santiago criou uma narrativa para sustentar as atividades do jogo ao oferecer missões a serem cumpridas. São quatro fases: a primeira é um pequeno tutorial do jogo; a segunda dialoga com a Educação Estética; a terceira tem como foco o ensino de Artes Visuais; e a quarta é o desfecho do enredo. “Em nenhuma dessas fases fica claro para o estudante (ou jogador) que ele estará entrando em contato com um conteúdo que seria exposto em um livro de forma linear ou em uma aula expositiva”, explica o pesquisador.

A ideia de criar o jogo surgiu da atuação do pesquisador como professor de Artes Visuais em turmas do ensino fundamental de escolas públicas e do programa de formação continuada da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás. A experiência em sala de aula revelou que as tecnologias contemporâneas de informação e comunicação são, na maioria das vezes, utilizadas apenas como entretenimento.

Santiago explica que o uso de jogos virtuais no processo ensino-aprendizagem é cada vez mais comum, mas é necessário refletir sobre sua utilização. “É preciso que o professor saiba tirar proveito de modo a fomentar a construção de subjetividades e a contribuir na formação estética do aluno. Para isso, o jogo deve apresentar um cuidado não só estético ou de entretenimento, mas também conteúdos que possibilitem adquirir e produzir conhecimento, favorecendo o diálogo e contato com várias linguagens”, considera.

Foto: Santiago Lemos

Surrealismo

Salvador Dalí é um dos principais expoentes do movimento artístico e literário surrealista, caracterizado por representações estéticas abstratas e oníricas como representação do inconsciente dos artistas. Uma de suas obras mais importantes é A Persistência da Memória, de 1931, com os icônicos relógios que parecem estar derretendo.

Essa pintura aparece na terceira fase do jogo Dalí eX. Em um primeiro momento dessa fase, o jogador precisa fazer a compreensão crítica da obra ao se deparar com cinco recortes do quadro que descrevem o motivo do artista ter colocado aqueles elementos. Em seguida, ele faz a contextualização sobre Salvador Dalí ao encontrar uma estátua do pintor. Ao aproximar-se dela, o jogador tem a opção de clicar em um vídeo com a biografia do artista.

Por último, o jogador encontra vários cavaletes com quadros inacabados, textos sobre misturas de cores e um personagem que conversa com o jogador e propõe que ele desenvolva uma atividade de pintura ou desenho com foco na obra A Persistência da Memória. “Nessa fase, o jogador tem a possibilidade de imergir nas Artes Visuais, dialogando com a obra de Salvador Dalí”, explica Santiago.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here