Goiás é o primeiro Estado a produzir a Carteira do Autista

0
1957

O governador de Goiás, José Eliton, lançou nesta sexta, 19, o programa Jovem Cidadão PCD, a primeira Carteira de Identificação do Autista (CIA) no Brasil. Pioneiro, o Estado de Goiás inicia a emissão do documento no mês de abril, na sede da Secretaria Cidadã.

O documento irá assegurar que os portadores do transtorno tenham seus direitos garantidos, já que o transtorno não é facilmente identificado. “Famílias de autistas relatam que, sem a documentação, é difícil comprovar a condição e receber o atendimento adequado”, explica o gerente de Promoção dos Direitos da Pessoa Com Deficiência da Secretaria Cidadã, Willian Veloso.

Como fazer a Carteira de Identificação do Autista?
A Carteira de Identificação do Autista (CIA) foi instituída via decreto governamental nº 9107, de dezembro de 2017. Para fazer o documento é necessário procurar a gerência de Promoção Direitos da Pessoa Com Deficiência, da Secretaria Cidadã, com documentos em mãos.

Documentos necessários:
• Requerimento preenchido (baixar documento no site da Secretaria Cidadã)
• Relatório médico, confirmando o diagnóstico com a CID 10 F84;
• Documentos pessoais, bem como dos de seus pais ou responsáveis legais (Certidão de Nascimento ou Carteira de Identidade e CPF) e comprovante de endereço, em originais e fotocópias.

Mais informações sobre a Carteira de Identificação do Autista: 62 3201 8501

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here