Governador José Eliton recebe homenagem do TCM por ações a favor do municipalismo.

0
2923

Presidente do TCM, Joaquim de Castro diz que a comenda homenageia um gestor público que muito tem feito pelos municípios, além reconhecer a vontade de José Eliton de trabalhar por Goiás.

Pela forte atuação a favor do municipalismo, o governador José Eliton foi homenageado, hoje de manhã, pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) com a comenda Mérito Municipalista, a mais alta condecoração da corte, com a qual já foram homenageados os ex-governadores Marconi Perillo e Irapuan Costa Júnior, pela contribuição e o desenvolvimento econômico, administrativo e social dos municípios.

Ao agradecer os conselheiros pelo gesto de aprovação unânime da homenagem, José Eliton destacou o papel institucional da corte de contas. “Mais que fiscalizar e zelar das contas públicas, o TCM tem o papel educativo”, disse, acrescentando que o órgão trabalha na perspectiva de garantir a plena eficiência do gasto público.

O governador ressaltou ainda que o Tribunal de Contas dos Municípios desempenha sua função constitucional com os olhos voltados, principalmente, para a correta aplicação dos recursos públicos, realçando o papel educativo. “O TCM tem sido um orientador dos municípios, contribuindo para que o gestor anteveja os problemas”, afirmou.

No discurso, José Eliton deixou claro que, ao contrário de outras visões que defendem o enfraquecimento do TCM, ele, pelo contrário, reconhece o papel institucional relevante da corte contas, inclusive na perspectiva de aumentar os “espaços orçamentários e financeiros”. “O TCM é um parceiro no controle das contas públicas, não um algoz dos alcaides municipais”, sublinhou. Por fim, defendeu o fortalecimento das instituições, segundo ele, fundamental principalmente em tempos de crise, “um tribunal justo, moderno, com os olhos voltados para a população”.

O presidente do TCM, conselheiro Joaquim de Castro, justificou que a comenda tem por objetivo homenagear um gestor público que muito tem feito pelos municípios, além reconhecer a vontade de José Eliton de trabalhar por Goiás. “É uma honra para o Tribunal de Contas dos Municípios homenagear um homem público de grande talento, tem quem administrado com os olhos voltados para os municípios e pela correta aplicação dos recursos públicos”, observou Castro.

Além dos conselheiros, participaram da homenagem os secretários estaduais Irapuan Costa Júnior (Segurança Pública), Joaquim Mesquita (Segplan), Fernando Tibúrcio (Casa Civil), José Carlos Siqueira (Ipasgo), o deputado estadual Virmondes Cruvinel, ex-conselheiros do TCM, entre outras autoridades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here