Campanha contra a gripe imuniza 75% das pessoas dos grupos de risco

0
1314

A Prefeitura de Goiânia já imunizou cerca de 300 mil pessoas contra os vírus H1N1, H3N2 e uma variação do Influenza B. O número equivale a 75% da população dos grupos de risco. O balanço parcial da campanha de vacinação contra a gripe foi divulgado nesta quinta-feira, 24, pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que aguarda o envio de novas doses, que deverá ser realizado na próxima semana pela Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO).

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Fátima Mrué, até esta sexta-feira, 27, a imunização é direcionada às gestantes, mulheres com até 45 dias após parto e crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos. ‘Fecharemos o mês com excelentes índices de cobertura vacinal contra a gripe. No primeiro momento, devido a ampla divulgação, os grupos prioritários procuraram rapidamente as unidades de saúde e se protegeram. Por conta dessa adesão, em duas semanas atingiremos a meta, que é vacinar 400 mil cidadãos’, disse.

Na próxima semana, entre os dias 30 de abril e 11 de maio, a campanha será voltada para os professores das redes pública e privada. Inicialmente, as vacinas foram aplicadas em pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, trabalhadores da saúde, doentes crônicos ou indivíduos com condições clínicas especiais. O Dia de Mobilização Nacional (Dia D) para todos os grupos prioritários ocorrerá no dia 12 de maio.

Além da imunização, outra forma de impedir a multiplicação dos vírus, conforme explica a superintendente de Vigilância em Saúde da SMS Goiânia, Flúvia Amorim, é democratizar as informações sobre prevenção. ‘A vacina é mais um mecanismo de proteção contra a gripe, que incluem ainda cuidados com a higiene, como lavar as mãos, cuidados ao tossir e utilização de lenços descartáveis e álcool em gel. Dessa forma, podemos nos proteger contra os diversos vírus respiratórios’, sublinhou.

Durante a abertura oficial da campanha, que ocorreu no último dia 13, no Centro de Saúde da Família Ville de France, o prefeito Iris Rezende convocou a população a procurar as unidades de saúde para se imunizar. “Vamos trabalhar para que as pessoas sejam atendidas e que casos de complicações da gripe sejam eliminados”, pontou. Em Goiânia, a campanha segue até o dia 1º de junho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here