Novidades na segurança

0
950

Governo estadual lança pacote de medidas e ações para diminuição dos índices de violência

O governador José Eliton apresentou na última semana, 19, pacote de medidas de curto e médio prazos que visa reduzir ainda mais os indicadores de criminalidade no Estado. O foco é aumentar o policiamento em pontos estratégicos, dar maior agilidade na lavratura de Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCOs), reequipar as forças de segurança pública, reordenar policiais ajustando remunerações e valorizar o trabalho da inteligência.

Clique aqui para ler a matéria em PDF

As bases do programa foram apresentadas durante solenidade ocorrida no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE) na presença de representantes de todas as áreas da Secretaria de Segurança Pública, do Tribunal de Justiça de Goiás, do Ministério Público de Goiás, da Assembleia Legislativa, das secretarias de estado e centenas de policiais civis e militares.

As primeiras ações anunciadas visam os terminais do transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia por meio da instituição do Batalhão de Terminal, composto pela Polícia Militar.

O Viagem Mais Segura contará com a participação da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Superintendência de Polícia Técnico-Científica. José Eliton defendeu em seu pronunciamento “persistência, planejamento e estratégia para se atingir resultados eficientes”. E proclamou: “Goiás tem pressa”.

O principal objetivo é garantir mais segurança nas rotas do transporte público. A Polícia Civil instituirá uma unidade especializada da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic) para desvendar crimes cometidos contra usuários do transporte coletivo, além de mapear agressores ou grupos criminosos que atuam nesses locais.

Os principais terminais contarão com dispositivos de monitoramento por câmeras. O objetivo é criar uma maior interação entre a comunidade e a polícia, permitindo que a população faça denúncias e busque atendimento de emergência.

O governador José Eliton explicou durante pronunciamento na cerimônia que o programa Mais Segurança será desenvolvido com base em quatro diretrizes: Medidas de Alto Impacto, Medidas de Máxima Ostensividade e Visibilidade, Ações Transversais e Segurança Pública Participativa.

José Eliton também anunciou que o Governo do Estado promoverá mais 525 policiais, medida que garantirá maior motivação das forças de segurança e proporcionará trabalho ainda mais efetivo junto à comunidade.

Concurso

Outro anúncio veio confirmar que o Estado realizará concurso público para a contratação de 110 delegados para a Polícia Civil. Também está previsto incremento de 533 veículos na frota das forças policiais especiais e aquisição de outras novas viaturas.

“Agora é o momento do passo adiante, que se faz com força, energia, coragem e prudência”, sempre observando a legislação e tendo o cidadão como foco”, disse o governador José Eliton durante lançamento do programa Mais Segurança no dia 19.

110 MIL
É o número de vagas que serão abertas no próximo concurso

Com a experiência de gestor da área de segurança pública, atividade que exerceu durante o governo de Marconi Perillo, ocasião em que ajudou a estruturar, como secretário, programas de combate à criminalidade em todos os níveis, ele acredita no pleno sucesso da iniciativa.

Até chegar ao abrangente programa lançado na tarde desta quinta-feira, o governador lembrou que “primeiro valorizamos as forças policias, depois fortalecemos a inteligência, modernizamos os processos da polícia técnico-científica e, por fim, aumentamos o efetivo das forças de segurança”.

José Eliton acrescenta que a inteligência, antevendo as ações criminosas, atuou e praticamente dizimou crimes contra bancos e caminhões no Estado, prendendo as quadrilhas. “Instituímos o pró-carga, uma referência para o País no combate ao crime organizado”, destaca.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here