Linha Direta | PT quer fechar candidaturas

0
1702

Após tentar unir os partidos de esquerda em Goiás em torno de uma frente única e não obter retorno das siglas ‘irmãs’, o PT, que caminha agora a passos largos para lançar uma chapa pura no Estado, definiu que, após organizar o partido em todo o Estado com a formação de diretórios nos municípios goianos, nas próximas semanas o partido focará sua atuação no fechamento de candidaturas a chapas proporcionais, ou seja,  para a Assembleia Legislativa e para a Câmara Federal. A expectativa do deputado federal Rubens Otoni é que o partido eleja ao menos dois deputados federais neste ano – um em Anápolis e outro em Goiânia – e que aumente sua bancada de deputados estaduais. Na chapa majoritária, a busca por alianças continuará apenas com o PCdoB – Psol, PDT e PSB não seguiram com a frente de esquerda – e uma união com o MDB, como buscava o vereador anapolino Antônio Gomide, foi praticamente descartada. A presidente da legenda, Kátia Maria, ligada a Otoni, é a pré-candidata petista ao governo.

“Um marginal como o Cunha não me derrubaria” Ciro Gomes, pré-candidato à presidência pelo PDT afirmando que não permitiria com ele o que foi feito com Dilma Rousseff

Clique aqui para ler a coluna em PDF

Transferência de votos

Aliados do senador Wilder Morais (DEM) esperam que a proximidade dele com o senador e pré-candidato ao governo, Ronaldo Caiado (DEM), faça com que os votos que o ruralista receber rebatam em sua candidatura.

Discurso

O presidente da Câmara Municipal de Goiânia e virtual vice-prefeito de Goiânia, Andrey Azeredo (MDB), se defendeu da decisão da Justiça de bloquear seus bens em razão de irregularidades de quando ele comandava a SMT.

Tensa

Ainda é muito tensa a relação entre o deputado federal e presidente regional do PSDB, Giuseppe Vecci, e o ex-prefeito de Catalão Jardel Sebba, pela intervenção do primeiro nos diretórios de municípios de influência de Sebba.

Multa

Jardel que arrumou um pepino para si, já que Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM) emitiu parecer rejeitando as contas de 2016 do ex-prefeito. Ele terá de pagar multas por algumas irregularidades apontadas pelos conselheiros.

Campanha

O deputado federal João Campos e o estadual Marlúcio Pereira vêm forçando a barra para que o PRB, do qual os dois são filiados, não se incline a apoiar a candidatura de Ronaldo Caiado, pelo menos até julho deste ano. Querem negociar.

1 99%

O presidente regional licenciado do PRP e especialista em Marketing Político, Jorcelino Braga, fechou acordo com o pré-candidato ao governo pelo MDB, Daniel Vilela, para cuidar do marketing de sua campanha nas eleições deste ano.

2 Afastamento

Exatamente por este motivo Braga se afastou do comando da legenda, que agora será presidida pelo vereador e pré-candidato ao Senado Federal, radialista Jorge Kajuru, que é o atual vice-presidente do PRP.

3 DEM

Apesar de Braga estar fechando acordo com a pré-candidatura de Daniel, o PRP pode não seguir com o MDB. A chance maior é seguir com Caiado, de quem Kajuru e o deputado Major Araújo são mais próximos.

Prêmio

O deputado federal Fábio Sousa (PSDB) indicou o nome da professora Simone Maulaz Elteto (foto), coordenadora do Colégio Goyazes de Goiânia, para receber o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação, da Câmara dos Deputados. A professora ficou conhecida quando acalmou e retirou a arma de um estudante que sofria bullying e que foi armado ao colégio e atirou em vários alunos, durante a tragédia ocorrida em outubro do ano passado. A escolha sai em novembro deste ano.

Pertinho

O ex-senador e pré-candidato ao Senado Demóstenes Torres (PTB) tem se aproximado, literalmente, cada vez mais do governador José Eliton (PSDB).

Honraria

Na última semana, por exemplo, acompanhou o governador quando este recebeu a Comenda Mérito Municipalista, concedida a Eliton pelo TCM.

Enquanto isso

Antes garantida como candidata escolhida pela base para o Senado, a senadora Lúcia Vânia (PSB) voltou a se afastar da cúpula do governo estadual.

Contramão

Enquanto virou moda entre empresários crucificar a gestão do ex-presidente Lula, que está preso em Curitiba, Abílio Diniz tem dado força ao petista.

Legado

O presidente do Grupo Pão de Açúcar, um dos maiores do País, afirmou esperar que o legado do ex-presidente não se perca, em entrevista à revista semanal Carta Capital.

Série B

Os times goianos voltam a campo apenas no próximo sábado, 5/5. O Atlético encara o CRB fora de casa, enquanto Goiás e Vila se enfrentam no Serra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here