Nota de Pesar | José Mendonça Teles é e sempre será referência na cultura e literatura de Goiás

0
1006
Foto: Internet

É com muito pesar que lamentamos o falecimento do escritor, poeta e historiador José Mendonça Teles, que deixa um incontestável legado cultural para Goiás e para o Brasil. Foi essencial e pioneiro no importantíssimo trabalho de resgate histórico da memória goiana, presenteando nosso povo com registros perpétuos de nossa história. Homem de virtudes ímpares, poeta, historiador, jornalista, escritor e um incansável defensor das nossas riquezas.

Filho de João Alves Teles e Celuta Mendonça Teles, nasceu há 82 anos em Hidrolândia e é irmão do também escritor e professor Gilberto Mendonça Teles.

José Mendonça Teles deixa para a posteridade 33 livros relacionados com a cultura goiana, entre eles ‘Vida e Obra de Silva e Souza’, ‘A Imprensa Matutina’, ‘General Curado – Estudo Biográfico’, ‘A Cidade do Ócio’ e ‘Dicionário do Escritor Goiano’.

Outro legado seu é o hino oficial do Estado de Goiás, uma verdadeira declaração de amor de um homem apaixonado por nosso estado.

Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Goiás (hoje PUC), onde lecionou por mais de três décadas, em 2003 recebeu o título de Doutor Honoris Causa. Também presidiu por muitos anos o Instituto Histórico e Geográfico de Goiás e a Academia Goiana de Letras, além de ter atuado como secretário de Cultura de Goiânia e presidente do Conselho Estadual de Cultura de Goiás.

O talento do goiano José Mendonça foi reconhecido pelas mais importantes instituições culturais do Brasil, recebendo inúmeras condecorações e medalhas, entre elas a Medalha João Ribeiro, da Academia Brasileira de Letras.

O escritor deixa as filhas Alessandra e Geovana, seis netos e um bisneto. Mas também deixa órfãos 7 milhões de goianos que reverenciam e admiram sua obra, que é um legado para a cultura do nosso Estado.

Hoje e eternamente, José Mendonça Teles é e sempre será referência na cultura e literatura de Goiás.

José Eliton

Governador de Goiás

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here