Escolas recebem melhorias na estrutura física

0
1611
Serviços têm natureza preventiva e também são realizados reparos.
Clique aqui para ler a matéria em PDF

Lívia Máximo

Reparos e reformas são realizadas para oferecer maior conforto, segurança e qualidade aos alunos e servidores das unidades educacionais

Pintura, telhado, fachada, banheiros, salas, pátio… tudo novo de novo! Aos poucos as unidades educacionais de Goiânia estão recebendo alguns reparos necessários ou passando por reformas gerais. Este trabalho é uma proposta da atual gestão da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), por meio do Programa Escola Viva, que já reformou mais de 300 instituições desde agosto de 2017.

“Nosso objetivo é investir e oferecer maior conforto, qualidade na estrutura física para os nossos alunos e servidores, que estão nas unidades educacionais diariamente. Estamos atuando na medida do possível, juntamente à Seinfra, para que as escolas que precisam sejam reparadas. A nossa Gerência de Gestão da Rede Física tem um cronograma de ações previstas que pretende beneficiar, no decorrer do ano letivo, todas as unidades da Capital”, explicou o secretário Marcelo Costa.

A Escola Municipal José Carlos Pimenta, localizada no Distrito Vila Rica, é um exemplo.

Pintura dá novo visual às escolas municipais.

“Mudou muita coisa por aqui. A escola foi toda reavivada. O muro estava instável, foi reparado; foi feita uma nova pintura de toda a estrutura, a quadra de esporte também recebeu reparos, além da parte elétrica, hidráulica, troca de caixa d’água. Todos ficaram muito satisfeitos, tinha muito tempo que a escola estava precisando”, afirmou a diretora da escola Rosilene Lúcia da Silva.

Outra instituição que também passou por reforma geral foi a Escola Municipal Professor Trajano de Sá Guimarães, no Parque Amazônia. Segundo a auxiliar de secretaria da escola, Amanda Ferreira Silva, a reforma mudou o clima de trabalho.

“Faz bem trabalhar em um lugar bonito e funcional. As adaptações feitas vieram em boa hora e tenho certeza que fez a alegria de todos os colegas assim como fez a minha. O novo colorido dos corredores, as paredes sem sujeira e pintadas renovam nosso ânimo e reforçam ainda mais a certeza da importância da educação em uma estrutura de qualidade para nossas crianças”, afirmou.

“Nosso objetivo é investir em maior conforto, qualidade na estrutura física para os nossos alunos e servidores”

Neste ano, a instituição completa 40 anos de existência. A reforma chegou como um presente. A aluna Michelly Cristina Vieira da Costa, 7 anos, comemorou e está encantada com a escola “nova”.

“Gostei muito da pintura nova. O banheiro ficou limpinho, bem bonito. Reformou os bebedouros, trocaram as torneiras, agora está tudo certinho”, disse.

Já na Escola Municipal Renascer, no Residencial Real Conquista, foram realizados reparos nas instalações elétricas. Eletricistas da Seinfra realizaram a substituição do cabeamento elétrico da quadra coberta e substituíram todas as lâmpadas da unidade, além da substituição do quadro de distribuição da rede elétrica e de outros componentes da iluminação.

“Os serviços realizados nesta unidade e em outras têm a finalidade de oferecer segurança a todos que fazem uso da escola”, pontuou o secretário da Seinfra, Dolzonan Matos.

A superintendente administrativa e financeira da SME, Maria Aparecida Barbosa, explica que a verba é encaminhada diretamente para as instituições:

“Os recursos são gastos com orientação da SME e os serviços de mão de obra são prestados pela Seinfra e Comurg. A mobilização da comunidade escolar, que ajuda a conseguir melhorias para as unidades, é fundamental, pois acaba ajudando na preservação e conservação das reformas”.

SME in loco

Secretário de Educação, Marcelo Costa, visitou a Escola Targino de Aguiar.

O secretário de Educação e Esporte, Marcelo Costa, esteve na última quarta-feira, 25, na Escola Municipal Targino de Aguiar, localizada no Parque Oeste Industrial. Esta foi a segunda edição de 2018 do projeto Secretário na Escola. Diretores e gerentes da SME também estiveram na instituição para atender aos servidores e comunidade da região.

A diretora da escola, Fernanda Andrade Parreira, ficou honrada em receber a equipe SME.

“É importante ouvir, dar essa oportunidade aos profissionais, aos servidores e aos alunos. Mais importante ainda é a secretaria estar presente no espaço físico para contemplar tanto as dificuldades, quanto os avanços e conquistas da escola. Informamos às famílias e toda a comunidade que o secretário viria para que todos tivessem a oportunidade de vir, conversar. As crianças fizeram algumas reivindicações em bilhetes, cartazes e alguns elogios também”, pontou.

Instituído em 2017, o projeto tem como objetivo levar a administração da SME para mais perto da comunidade escolar. O secretário atende a escola visitada, além de diretores ou representantes de unidades educacionais próximas.

“Louvável a proposta do secretário vir até uma escola nos atendendo. Vejo que essa iniciativa fortalece a comunicação. Ele pode nos ouvir e de certa forma compartilhar conosco as dificuldades que a gestão tem”, ressaltou Clara Afonso, diretora Associação de Serviço a Criança Especial de Goiânia (Ascep).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here