Desenvolvimento de habilidades socioemocionais nas escolas é tema de seminário

0
1693
Foto: Internet

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), promove nesta terça-feira, 15, o Seminário Internacional Habilidades Socioemocionais. Voltado para 600 diretores escolares, o evento será realizado na Universidade Alfa, a partir das 14h, e tem como objetivo sensibilizar educadores quanto às propostas da política pública Diálogos Socioemocionais, que é implementada na rede estadual a partir deste mês.

A programação será aberta pelo professor Marcos das Neves, titular da Seduce. Entre os palestrantes estão Ricardo Paes de Barros, economista-chefe do Instituto Ayrton Senna e professor do Insper; Filip De Fruyt, psicólogo e docente na Universidade de Ghent, na Bélgica; e Raquel Teixeira, ex-secretária de Educação e professora aposentada de linguística da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Sobre Diálogos Socioemocionais

Estudos nacionais e internacionais ressaltam a relevância das competências socioemocionais para a vida escolar e futura dos estudantes. Essas pesquisas apontam correlação entre algumas competências e a melhoria do aprendizado e do ambiente escolar. O desenvolvimento dessas habilidades favorece, por exemplo, o aprendizado em disciplinas como Língua Portuguesa e Matemática; tem influência na permanência do aluno na escola e na diminuição de ocorrências de violência na comunidade.

O tema é tão relevante que foi inserido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). No documento consta um conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos do país devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here