Linha Direta | Daniel contra-ataca e endurece tom

0
2576

Depois de sofrer por conta de entrevistas de seu pai, o ex-governador Maguito Vilela (MDB) que defendeu aliança com quaisquer partidos, dentre eles o PSDB, e demorar a reagir, tornando-se alvo de críticas, o deputado federal Daniel Vilela (MDB) endureceu seu discurso nos últimos dias, negando veementemente a possibilidade de união com os tucanos (o que já havia dito anteriormente) e elevando o tom de suas críticas ao governador José Eliton (PSDB), que teve sua gestão duramente criticada pelo parlamentar, e também ao senador Ronaldo Caiado (DEM), que teve sua atuação parlamentar em favor de Goiás questionada por Daniel, que lembrou que o MDB é o único partido que “nunca esteve do lado de lá”, ou seja, na base aliada. Emedebistas ligados ao deputado ouvidos pela coluna afirmaram que se trata de uma estratégia que será mantida por Daniel em sua pré-campanha, para fincar tanto o partido quanto sua postulação como de forte oposição no Estado, posto este ocupado por Ronaldo Caiado nos últimos meses.

“Essa divisão só diminui a moral da tropa”, Ronaldo Caiado, pré-candidato ao governo, criticando a diferença salarial entre soldados da PM e Bombeiros

Clique aqui para ler a coluna em PDF

Estratégia

Apesar das críticas tecidas por Daniel Vilela contra Ronaldo Caiado, o senador tem evitado qualquer tipo de retruque. Ele se mantém quieto e, quando questionado, afirma que nunca ouvirão criticas saídas de sua boa a membros do MDB.

Histórico

O MDB pretende apostar em um nome para a disputa da Câmara Federal neste ano: trata-se do neto de Bernardo Sayão, Bernardo Sayão Neto. Seu avô foi responsável por tocar o projeto de construção da rodovia Belém-Brasília.

Acompanhando

Apesar de não estar mais na disputa por nenhum cargo eletivo há duas eleições, o ex-deputado federal Sandro Mabel (MDB) tem articulado de perto para eleger aliados seus na disputa deste ano por cadeiras na Câmara Federal.

Empresários

Um dos nomes apoiados pelo empresário é o também empresário do ramo atacadista em Aparecida de Goiânia, Glaustin Fokus. Além do apoio de Mabel, Glaustin, que é filiado ao PSC, também conta com o apoio do senador Ronaldo Caiado.

De volta

O juiz eleitoral Luciano Mtanios Hanna foi reconduzido ao cargo de juiz titular do TRE pelo ministro da justiça Torquato Neto e pelo presidente da República Michel Temer. Ele já foi juiz auxiliar em momentos anteriores.

1 Lista OAB

Por incursão da gestão da OAB, a disputa por vaga na lista sêxtupla com vistas ao cargo de desembargador pelo Quinto Constitucional traz desta vez um recorde. Das 23 candidaturas apresentadas, 16 sofreram indeferimento da diretoria.

2 Dificuldades

Entre os sete que sobraram, muitos estão em situação difícil, como revelam as impugnações de autoria de colegas advogados. Dos seis impugnados, Juberto Jubé é o principal, com seis impugnações. Ele não informou à Ordem os cargos públicos que ocupou.

3 Outros

Apontado como preferido da atual gestão da Ordem, Juberto não está sozinho nessa situação. Há casos também de nomes de parentes de dirigentes da atual gestão. A grande dificuldade é que foi a própria gestão OAB quem indicou os nomes.

Elogios

O primeiro mês de gestão do agora governador José Eliton (foto) vem recebendo diversos elogios de grande parte da base aliada, inclusive de alguns membros que receavam por seu estilo no comando do Executivo. Destaque para a humildade e para a paciência do novo administrador. Seu maior crítico, o ex-deputado federal Vilmar Rocha (PSD), inclusive, tem permanecido mais quieto nos últimos dias.

Foco

É consenso dentre os apoiadores de Daniel Vilela: sua pré-campanha tem que provar que seu projeto é melhor do que o de Caiado.

Força

A ideia é comprovar ao MDB e também ao eleitor que mesmo com o senador liderando a disputa, o projeto emedebista é mais robusto.

Voando

Chama a atenção de parte da base a chegada do pré-candidato ao senado do PTB, Demóstenes Torres, sempre de helicóptero a eventos no interior.

Job

Um dos dois entrevistado pela Tribuna do Planalto nesta semana, o deputado federal Roberto Balestra (PP) assumiu nova função na Câmara.

Titular

Na última semana ele é o comandante da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Casa dos deputados.

Trio

Três devem lutar por votos em Aparecida: Dona Iris, ligada a Daniel; Glaustim da Fokus, ligado a Caiado; e Professor Alcides, ligado à base.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here