Governo de Goiás troca carro próprio por aplicativo de táxi

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Foto: Internet

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan), inova mais uma vez e lança, nesta sexta-feira (18/5), às 8h30, na Academia da Polícia Militar, o GoTáxi. Com ele, os servidores utilizarão táxis credenciados em seus deslocamentos a trabalho, substituindo parte da frota atualmente locada pelo Estado. O modelo já é utilizado pelo Governo Federal, que alcançou uma economia de 60% nos gastos com transporte.

O GoTáxi funciona de modo similar a serviços de transporte já conhecidos – como o 99 Táxi e o Easy Táxi. O servidor público solicita um táxi cadastrado por meio de aplicativo para celular, pela internet ou central telefônica. O serviço já está sendo usado pela Segplan desde a segunda quinzena de abril. A redução de custos é consequência da eliminação dos custos com aluguel, combustível e liberação de mão de obra.

Para utilizá-lo, o servidor tem uma senha pessoal e intransferível. Todos os deslocamentos são identificados com origem e destino, data, horário e motivo da solicitação. Como forma de controle e transparência, todas as viagens devem ser autorizadas e atestadas pelos gestores.

Além da economia prevista, o GoTáxi é mais ágil que o modelo existente, pois não é preciso aguardar veículos disponíveis, ao mesmo tempo em que se elimina o pagamento de locação para veículos ociosos. Também é mais acessível, pois disponibiliza veículos adaptados para Pessoas Com Deficiência (PCD).

O serviço está disponível para os deslocamentos dentro da Região Metropolitana de Goiânia. Gradativamente, deve ser estendido para outras regiões do Estado onde há mais necessidade de transporte de servidores e disponibilidade de frota de táxi para atendimento da demanda.

A empresa contratada foi escolhida por meio de licitação e já presta o mesmo serviço aos órgãos do Governo Federal no Distrito Federal. Segundo dados do Ministério do Planejamento, atualmente 25 mil servidores utilizam o serviço.

De acordo com o secretário de Gestão e Planejamento Joaquim Mesquita, o GoTáxi representa uma quebra de paradigma no serviço público. “Além da economia e transparência nos gastos, os processos de controle e gestão do transporte dos servidores públicos em razão do serviço são simplificados. Além disso, movimenta o mercado de táxi, que, pela primeira vez, tem o Governo e seus servidores públicos como clientes. Como reflexo, contribuímos para reduzir veículos em circulação e melhorar o trânsito”, diz.

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