Depois de Itaberaí, Jogos Estudantis 2018 são disputados na Regional de Ceres

0
1341
Foto: Jogos Estudantis 2017 / Arquivo Tribuna do Planalto

Mais de 3 mil pessoas participaram da abertura dos Jogos Estudantis 2018 – Fase Regional de Ceres, realizada na noite desta quinta-feira, 17/05, no Ginásio de Esportes Antônio Eduardo de Oliveira. A solenidade foi prestigiada por diversas autoridades municipais e estaduais, além de vários superintendentes e coordenares regionais da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce).

“Nesta edição, na Regional 2 (Ceres), teremos a participação de mais de 1.200 atletas na faixa etária 12 a 17 anos. É muito importante salientar também que, em 2018, tivemos um crescimento de 15% na adesão das escolas e esse interesse ampliou consideravelmente o número de equipes nas disputas”, comemora Maurício Roriz, superintendente de Desporto Educacional da Seduce.

Na Regional de Ceres, que inclui alunos da própria cidade e dos municípios de Itapuranga, Goianésia, Itapaci, Minaçu, Porangatu, Rubiataba, São Miguel do Araguaia e Uruaçu, serão disputadas quatro modalidades coletivas – basquete, vôlei, handebal e futsal – até o próximo domingo, 20/05. Os jogos serão realizados em sete espaços poliesportivos.

Nível técnico

Maurício Roriz fez questão de ressaltar o bom nível técnico dos atletas que representam as equipes inscritas na competição. Ele explica que os primeiros e segundos colocados em cada uma das quatro modalidades garantem sua participação na disputa Final que será realizada em Jataí no mês de agosto.

O superintendente também destacou a importância dos Jogos Estudantis de Goiás, patrocinados pela Seduce e Governo de Goiás. “O objetivo principal é a inclusão e a participação de nossos estudantes. Para nós, o desporto educacional faz parte de uma série de ações que promovem o desenvolvimento pessoal, moral e intelectual dos alunos no sentido da formação plena do ser. Durante os campeonatos, nossos estudantes têm a chance de partilhar e compartilhar, superar desafios, aprender a ganhar e perder, lidar com frustrações, trabalhar o espírito de equipe e a reciprocidade, entre outros valores”.

Etapa Regional

Os Jogos Estudantis de Goiás são divididos em quatro fases: municipal, intermunicipal, regional e estadual. As duas primeiras etapas já foram realizadas, classificando os maiores destaques nas modalidades coletivas (vôlei, basquete, handebol e futsal) para a etapa Regional, que será disputada em cinco polos: Itaberaí, Ceres, Campos Belos, Iporá e Itumbiara.

As disputas na Fase Regional foram iniciadas no dia 10 de maio pela Crece de Itaberaí e serão finalizadas em Itumbiara, de 21 a 24 de junho. A próxima disputa será na Regional de Campos Belos, de 24 a 27 de maio. Mais de 40 mil alunos/atletas estão participando desta edição, sendo mais de 6 mil nas modalidades coletivas. Ao todo a competição envolve alunos da rede pública estadual dos 246 municípios goianos.

As modalidades individuais, nas fases municipal e intermunicipal, classificaram os estudantes/atletas que melhor desempenho tiveram nas modalidades individuais (atletismo, badminton, ciclismo, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa e xadrez). Mas esses atletas seguem direto para a fase final da competição, a etapa Estadual, que será realizada em Jataí, entre os dias 22 e 26 agosto.

Goiás em nível nacional

Os melhores atletas dos Jogos Estudantis 2018 representarão o Estado de Goiás nos Jogos Escolares da Juventude, maior competição esportiva dessa área no Brasil. Os Jogos são organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), que definiu a cidade de Natal (RN) como a sede da disputa nacional no mês de novembro.

Confira a agenda de cada polo:

Polo sede: Itaberaí
De 10 a 13 de maio. Contempla as equipes classificadas das regionais de Inhumas, Goiás, Anápolis, Metropolitana, Palmeiras, São Luís de Montes Belos e Trindade.

Polo sede: Ceres
De 17 a 20 de maio. Equipes das Creces de Itapuranga, Goianésia, Itapaci, Minaçu, Porangatu, Rubiataba, São Miguel do Araguaia e Uruaçu.

Polo sede: Campos Belos
De 24 a 27 de maio. Equipes das Creces de Formosa, Águas Lindas, Luziânia, Novo Gama, Planaltina e Posse.

Polo sede: Iporá
De 7 a 10 de junho. Equipes de Piranhas, Mineiros, Jataí, Quirinópolis, Rio Verde, Santa Helena de Goiás e Jussara.

Polo sede: Itumbiara
De 21 a 24 de junho. Equipes de Catalão, Goiatuba, Morrinhos, Piracanjuba, Pires do Rio, Silvânia e Aparecida de Goiânia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here