“Estado não tem o direito de virar as costas para os municípios menores”, afirma Daniel Vilela

0
886
Foto: Divulgação

Governo de Goiás abandonou municípios pequenos, dizem lideranças políticas. Pré-candidato a governador pelo MDB lembra que maioria das cidades goianas conta com menos de 10 mil habitantes e se compromete a retomar a atenção aos municípios.

Em reunião com vereadores, dirigentes partidários e populares na Câmara Municipal de São João da Paraúna, o pré-candidato a governador pelo MDB, Daniel Vilela, se comprometeu nesta sexta-feira (18) a retomar a atenção aos municípios menores, que estão abandonados pelo atual governo. As críticas de cidades pequenas ao descaso do Palácio das Esmeraldas têm sido constantes nas andanças do deputado federal por Goiás e não foi diferente em São João da Paraúna, que conta com cerca de 1,7 mil habitantes: quase todos os vereadores do município fizeram a mesma reclamação.

“Este governo virou as costas para os municípios pequenos. Temos ouvido isto por onde passamos e constatamos a completa falta de ação do Estado nessas localidades”, afirmou Daniel Vilela, lembrando que a população de São João da Paraúna cobra há quase 20 anos o asfalto ligando o município a Aurilândia. Apesar da ordem de serviço ter sido assinada diversas vezes pelo governador Marconi Perillo (PSDB) nos últimos anos, a obra nunca saiu do papel. “São apenas 18 km de asfalto e este governo teve 20 anos para fazer esta obra. Se não conseguiu atender a população até hoje, não merece mais outra oportunidade”, disse Daniel.

“O Estado não tem o direito de promover discriminação política e muito menos de abandonar os municípios pequenos. Mas ano que vem isto vai acabar. A atenção do governo aos municípios será proporcional às necessidades de sua população e não à quantidade de votos que a cidade deu ao governante e nem vinculada a questões partidárias”, garantiu o pré-candidato, lembrando que parte significativa da população goiana vive em cidades menores. Segundo o IBGE, dos 246 municípios goianos, pelo menos 140 têm até 10 mil habitantes.

Todos os nove vereadores presentes na reunião, incluindo de partidos da base aliada ao governo estadual, elogiaram Daniel Vilela pela atenção que presta aos municípios, ajudando a buscar recursos em Brasília. “Daniel sempre nos recebe de braços abertos em Brasília e trabalha de verdade para nos ajudar. Os resultados estão aí e logo teremos mais benefícios para nossa cidade, como a patrulha agrícola que ele nos direcionou”, afirmou o vereador André Luiz (PRB). “Nunca se esqueça da gente que nunca te esqueceremos, Daniel”, concluiu André Luiz.

O presidente do PP municipal, Maurício Jr., lembrou que o deputado começou na política como vereador e por isto compreende as dificuldades no âmbito municipal. “Sabemos que você tem uma sensibilidade diferenciada para com os municípios e contamos com sua ajuda”, disse o pepista. O vereador José Coelho (PP) contou o quanto já cobrou do governo o asfalto até Aurilândia. “Precisamos de quem nos dê atenção de verdade”, completou.

Os pré-candidatos ao Senado Pedro Chaves e Agenor Mariano destacaram o perfil municipalista das lideranças do MDB e disseram que com o partido de volta ao poder, os municípios terão um aliado no comando do Estado. “Na maioria das cidades que nós vamos, as grandes obras ainda são dos governos do MDB. Isto é sintomático”, afirmou Pedro Chaves, que no início do ano foi eleito pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) como o deputado mais municipalista do Brasil, de acordo com sua atuação parlamentar.

“Nós do MDB temos um histórico de proximidade com a população e de buscar resolver seus problemas diretamente na municipalidade, que é onde as pessoas vivem e trabalham”, disse Agenor Mariano, que já foi vice-prefeito de Goiânia.

Aurilândia

Na mesma noite, a comitiva emedebista participou da 20ª edição da Festa da Guariroba, em Aurilândia. O grupo foi recebido pelo prefeito Rubens Queiroz (MDB) e aliados de municípios da região, como Cachoeira Dourada, Sanclerlândia, São Luiz de Montes Belos, dentre outros. Na ocasião, Daniel entregou uma patrulha agrícola que destinou para o município por meio de emenda parlamentar. “É um maquinário para vai ficar à disposição dos pequenos produtores do município, ajudando a gerar renda”, afirmou Daniel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here