Aberto período para solicitação de vagas

0
625
Foto: Divulgação

Está aberto até o dia 20 de julho o período de solicitação de vagas da rede estadual de ensino referente ao segundo semestre de 2018. O serviço abrange novos alunos, estudantes por transferência ou aqueles cuja modalidade de ensino se renova a cada semestre. O processo é informatizado e os interessados devem acessar o site www. matricula.go.gov.br para preencher o formulário. As aulas nas escolas ligadas à Secretaria Estadual de Educação começam no dia 1º de agosto.

A renovação de matrícula é destinada para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou do Programa de Fortalecimento do Ensino Noturno (Profen). Nestes dois casos as modalidades de ensino são semestrais, por isso a necessidade de renovação. Já novos alunos ou aqueles estudantes que optarem pela transferência por interesse próprio devem acessar o site e preencher o formulário para garantir a matrícula na rede estadual de ensino.

Para solicitar a matrícula, o interessado precisa acessar www.matricula.go.gov.br e ter em mãos: nome completo do aluno; nome completo da mãe; nome completo do responsável; CPF do aluno ou responsável; data de nascimento; etapa, ano e turno desejados; três (3) opções de escolas; telefone para contato; e-mail; CEP e endereço do aluno. Após finalizar o cadastro, o usuário deverá guardar o Comprovante de Solicitação de Matrícula.

O processo da matrícula não garante a vaga na primeira opção do aluno, mas preferencialmente na primeira opção. Por isso, é necessário informar três opções de unidades para facilitar o processo de alocação do aluno. Assim, o sistema fará a alocação conforme o número de vagas disponibilizado, na sequência de escolas informadas pelo interessado. A lista de todas as escolas da rede estadual está disponível no site da Seduce cidadao.seduce.go.gov.br.

Após a solicitação da vaga, o interessado deve confirmar a matrícula pelo próprio site www.matricula.go.gov.br no período de 30 de julho a 3 de agosto de 2018, colocando o número da solicitação (gerado na primeira etapa do processo) e a data de nascimento do aluno. No mesmo período, assim que fizer a confirmação da escola em que foi alocado no site, o aluno ou responsável deve procurar pessoalmente a unidade educacional confirmada para a efetivação da matrícula.

Na escola é preciso apresentar: Certidão de Nascimento; comprovante de endereço; CPF e RG do responsável pelo aluno; histórico escolar. Os alunos que já estudaram anteriormente também devem apresentar: histórico escolar; ficha individual e/ou declaração de transferência.

Alunos da rede

A renovação da matrícula é uma etapa que acontece na Unidade Escolar (Sige), de acordo com um cronograma. A Unidade Escolar deve notificar os responsáveis sobre a obrigatoriedade da renovação por meio do “Termo de Renovação da Matrícula”. Os alunos que não renovarem a matrícula no prazo estipulado concorrerão às vagas com os novos alunos, não tendo garantia de vaga na mesma escola.

Para solicitar a matrícula, o interessado deve acessar www. matricula.go.gov.br e ter os dados do aluno, série e turno, 3 opções de escola.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here