José Eliton visita Diocese de Goiás e discute digitalização de arquivo existente desde 1749

0
1497
Foto: Wildes Barbosa

Em conversa com bispo Eugênio Rixen, José Eliton garantiu esforço para entrega da rodovia dos Romeiros

Em reunião realizada no fim da manhã dessa quarta-feira, 25, com o bispo da cidade de Goiás, Dom Eugênio Rixen, o governador José Eliton discutiu algumas demandas da diocese. O bispo pediu ao governador ajuda para reformar a Catedral, na cidade de Goiás, e também agilidade na conclusão da rodovia dos Romeiros, na GO-070. José Eliton também encaminhou ao secretário da Casa Civil, Fernando Tibúrcio, solicitação para providenciar a digitalização todo o arquivo Dom Tomas Balduíno, existente desde 1749.

Ele despachou as demandas para que os auxiliares tomem as devidas providências. Participaram da reunião a prefeita de Goiás, Selma Bastos, a deputada estadual Eliane Pinheiro, a primeira-dama, Fabrina Müller, e colaboradores da dioceses.

Na oportunidade, o bispo Eugênio Rixen e a prefeita Selma agradeceram todo o apoio dado pelo governador às demandas da cidade. Por sua vez, José Eliton reiterou seu compromisso com Goiás e afirmou que, assim como o ex-governador Marconi Perillo, não mede esforços para atender os anseios da sociedade. “É muito importante que tenhamos a capacidade de interagir e de buscar soluções conjuntas. Quando você tem parceiros na execução de algum projeto, a probabilidade de sucesso é bem maior”, disse se referindo à parceria entre Prefeitura, Estado e Igreja.

Dom Eugênio Rixen – Eugene Lambert Adrian Rixen nasceu na Bélgica, no dia 03 de julho de 1944. Fez os estudos elementares e primários na escola municipal da La Calamine, sua cidade Natal, e os estudos secundários em Beauring, Ciney, Louvaine Theux, de 1956 a 1962. Em 1964, obteve o diploma de professor. Cursou Filosofia em Sint-Truiden, diocese de Liège, Bélgica, de 1964 a 1966.

Foto: Wildes Barbosa

Fez Teologia na Universidade Católica de Louvain, como aluno do “Colegium pro América Latina”, obtendo a Licença em Ciências Morais e Religiosas. Foi ordenado sacerdote em 26 de julho de 1970. De 1970 a 1972, frequentou o Instituto Superior de Pastoral e Catequese de Paris, França, especializando-se em catequese para crianças e jovens. Em dezembro de 1998, foi nomeado bispo da cidade de Goiás.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here