3ª Conferência Internacional sobre o Bem Estar Infantil será no dia 22 de setembro, em Goiânia

0
594
Foto: Internet

Com a proposta de discutir pontos vulneráveis da infância, perigos que muitas vezes as famílias não enxergam, como a depressão em crianças e pré-adolescentes, a organização De Umbiguinho a Umbigão (Duau), com apoio do Instituto Suassuna, realiza no próximo sábado, 22 de setembro, das 8 às 18h30, no Oliveiras Place, no Setor Bueno, em Goiânia (GO), a 3ª edição da Conferência Internacional do Bem Estar Infantil (Cisbei). O tema central será “Infância Vulnerável – Os perigos visíveis que não enxergamos” e entre os palestrantes convidados está a escritora e psicóloga americana, de Ohio (EUA), Mary Fristad.

Também vão ministrar palestra e participar de debates o pediatra Daniel Becker (Rio de Janeiro), a psiquiatra Loraine Martins (São Paulo) e a psicóloga Vera Tschiptchin (São Paulo). O colunista da Revista Crescer, Beto Lima (São Paulo), e a autora do livro “Mãe fora da caixa”, Thais Vilarinho, serão o pai e a mãe convidados pela Duau como palestrantes da III Cisbei. Os interessados podem acompanhar ao vivo o evento, por meio do site: www.institutosuassuna.com/ead/course/transmissao-online-iii-conferencia-internacional-sobre-o-bem-estar-infantil/. O valor é de R$ 150,00.

Retrospecto

A primeira edição da Cisbei ocorreu em maio de 2016, com nomes como a escritora Melina Blau e a Dra. Ana Escobar. Já a segunda edição foi realizada em julho de 2017, com a presença da escritora argentina Laura Gutman, entre outros convidados. O intuito é que a conferência seja realizada anualmente. “Nossa cidade tem potencial para receber grandes eventos. A intenção é proporcionar oportunidade para debater esses temas regionalmente, mas também trazer novas pessoas para cá, trocar experiência, ouvir grandes nomes da área infantil e discutir temas de extrema importância para a formação dessas crianças e adolescentes”, afirma a presidente da organização De Umbiguinho a Umbigão, Karla Cerávolo.

Programação:
7h30 – 8h15 Credenciamento / Café da manhã
8h15 – 8h30 ABERTURA OFICIAL
8h30 – 9h30 “Redes Sociais – A Alteração de Humor e a Saúde Mental das Crianças e Adolescentes”
Mary Fristad (Ohio – EUA) – Psicóloga e pesquisadora que se concentra em como melhorar o diagnóstico e tratamento de transtornos de humor em crianças. Autora dos livros: Raising a Moody Child e Psychotherapy for Children with Bipolar and Depressive Disorders.
9h30 – 9h45 Discussão
9h50 – 11h “Convivência, Afeto e Natureza – A Essência de Uma Criança Feliz e um Adulto Saudável”
Daniel Becker (RJ) – Pediatra e pioneiro da Pediatria Integral no Brasil, que tem como conceito que a criança precisa ser vista de forma mais abrangente, não apenas tratar e prevenir doenças, mas cuidar do bem estar emocional, social e até espiritual da criança e da família.
11h – 11h15 Discussão
11h20 – 12h15 “A Terceira Pessoa. Um Novo Integrante. Um Novo Ponto de Vista Sobre Família”
Beto Lima (SP) – Casado há 8 anos, pai do João Pedro (4) e da recém-chegada Helena. Publicitário de profissão e colunista da Revista Crescer, escreve há 5 anos para um perfil próprio no Instagram chamado @eupapai, em que conta – sob o ponto de vista paterno – suas experiências em família.
12h15 – 12h30 Discussão
12h30 – 14h Intervalo para o almoço
14h00 – 15h05 “O Papel dos Pais na Construção de Resiliência – Prevenindo Transtornos Mentais ao Longo da Vida”
Loraine Martins (SP) – Médica pela Universidade Federal do Paraná, Psiquiatra pela Universidade Federal de São Paulo. Psiquiatra da Infância e Adolescência pela UNIFESP.
15h05 – 15h20 Discussão
15h20 – 15h50 COFFEE BREAK
15h50 – 17h05 “Infância e Adolescência na Contemporaneidade: A Construção do Vínculo Pais e Filhos em Tempos de Pouco Contato”
Vera Tschiptchin (SP) – Psicóloga pela USP (SP),psicanalista especializada no atendimento de crianças e adolescentes. Também coordena o núcleo de práticas inclusivas do Colégio Santa Cruz (SP).
17h05 – 17h20 Discussão
17h20 – 18h10 “Somos Mães. Somos Humanas”
Thais Vilarinho (SP) – Mãe do Matheus (10) e Thomás (7), fonoaudióloga clínica e idealizadora do “Mãe fora da caixa”. Escreve sobre maternidade há quatro anos e seu foco é falar sobre a maternidade como ela é, sem regras, sem filtros. Lançou recentemente um livro com o mesmo nome do projeto que está sendo sucesso de vendas no país.
18h10 – 18h25 Discussão
18h30 ENCERRAMENTO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here