Prefeitura vacina mais de 148 mil animais em Dia ‘D’ contra a raiva

0
856
Foto: Divulgação

No último sábado, 22, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou o “Dia D” da Campanha de Vacinação Antirrábica. Ao todo 148.695 animais receberam a dose da vacina, sendo 134.869 cães e 13.826 gatos. Para quem não levou o animal de estimação para se proteger a doença, as vacinas continuam disponíveis em 15 pontos estratégicos da Capital.

A meta é imunizar, pelo menos, 160 mil cães e gatos, o que corresponde a 80% de uma população estimada em 200 mil animais. A diretoria de Vigilância em Zoonoses da SMS segue com a campanha durante as próximas semanas com postos espalhados em diferentes regiões de Goiânia.

De acordo com a gerente de Controle de População Animal da SMS, Catarina Rates, a vacina contribui diretamente para manter a doença controlada e evitar novos casos de raiva na cidade. “A mobilização é importante tanto para o animal quanto para a população. A doença é uma zoonose, ou seja, ela pode ser transmitida às pessoas”, explica a gerente.

Os donos de animais que ainda não imunizaram seus bichinhos devem procurar a vacina em um dos sete Distritos Sanitários da cidade ou ainda em outros pontos estratégicos. A participação dos goianienses é fundamental para manter cães e gatos protegidos. “A raiva é uma questão de saúde pública”, destaca Cataria Rates.

Para vacinar os animais devem ter idade superior a três meses de idade e estar em boas condições de saúde. É importante lembrar que os cães e gatos devem ser conduzidos aos postos de vacinação por adultos, sendo transportados de maneira adequada e segura para evitar acidentes e fugas.

Confira aqui a lista dos postos de vacinação em Goiânia.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here