Orquestra de Violinos de escola municipal se apresentam em Festival na Bahia

0
836
Foto: Aline Cavalcanti

Desde setembro de 2017, cerca de 30 crianças da Escola Municipal de Tempo Integral Santa Terezinha, localizada na zona rural de Goiânia, têm a oportunidade de participar de aulas de violino na instituição. Com o nome de “Cajuzinhos do Cerrado”, a orquestra dos alunos já realizou algumas apresentações públicas no decorrer de 2018 e agora foi convidada a se apresentar em março no 8° Festival “Musica em Trancoso”, na Bahia.

Os alunos da escola já tocaram na I Mostra da Rede de Núcleos Musicais, no Festival de Arte Educação da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) de Goiânia, na sede da Orquestra Sinfônica da Capital, durante o VIII Encontro Nacional de Ensino Coletivo de Instrumento Musical e outras escolas da rede. De acordo com o professor de música, Igor Viana Monteiro, idealizador do projeto, o ensino do violino traz muitos benefícios às crianças.

“É importante relatar a mudança dos hábitos dos alunos dentro da instituição, com a melhoria do desenvolvimento nas demais disciplinas curriculares. O papel da música na escola é o de agente transformador, que propicia nos alunos mais diversificação cultural, elementos de socialização, cognição, criticidade e desenvolvimento de aspectos psicológicos”, ressalta o educador Igor Viana.

“Muitos alunos nunca estiveram em um teatro e as apresentações foram significativas, pois a experiência fortaleceu autoconfiança e autoestima, com o apoio cada vez maior dos pais e responsáveis. A escola conta com 12 violinos, mas com o desenvolvimento do projeto, as famílias lutaram para adquirir violinos para os filhos. Em junho tínhamos seis alunos com o seu próprio violino, hoje já temos 17 alunos que adquiriram seu próprio instrumento”, completa Monteiro.

Projeto
O ensino do violino na escola tem como objetivo motivar os alunos de forma coletiva. Dentre os conteúdos, são abordados a história, o material que é constituído o instrumento e seus cuidados, a consciência corporal, a sonoridade, afinação, memória auditiva e interpretação. As aulas que ocorrem duas vezes por semana são voltadas preferencialmente a alunos com idades entre 8 e 11 anos e com alguma dificuldade de aprendizagem.

Entre os dias 23 e 30 de março, o grupo de alunos da Escola Municipal Santa Terezinha foi convidado a participar do Festival “Música em Trancoso”, com apresentações nos dias 25 e 26, antes do início dos concertos e do show da Elba Ramalho. Nos outros dias, os educandos participam da programação com aulas gratuitas e contato com artistas nacionais e internacionais da música clássica, popular, jazz, wold music.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here