Dra. Cristina apresenta projeto que beneficia vítimas de queimaduras na Alesp

0
348

A vereadora Cristina Lopes (PSDB) participou como convidada de honra do I Fórum de Prevenção em Queimaduras, na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Ela falou sobre políticas públicas em queimaduras, expondo projeto de sua autoria que garante às pessoas com sequelas graves de queimaduras o direito a receber assistência integral, para promover sua total reinserção social, por meio da reabilitação física, estética, psicológica, educacional e profissional. O projeto, que foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Municipal de Goiânia recentemente, será reelaborado para todo o Estado de São Paulo.

A matéria estabelece como sequela grave a perda total de membro ou órgão, perda integral de função de membro ou órgão, redução de função de membro ou órgão igual ou superior a 30%, danos estéticos por hipertrofia das cicatrizes, traumatismo ou danos psicológicos. A vereadora explica que, atualmente, não há políticas públicas para promover a inserção social das vítimas de queimaduras. “Queremos assegurar uma assistência integral especializada, que inclua não apenas o atendimento de urgência, mas também as cirurgias plásticas reparadoras, a reabilitação física e psicológica necessárias para devolver a autoestima a estes pacientes.”

De acordo com Dra. Cristina, a reabilitação física compreende o tratamento cirúrgico integral, inclusive o estético, o fornecimento gratuito de cirurgias reconstrutivas, com uso de tecnologias que envolvam substitutos cutâneos, malhas de compressão, lâminas de silicone, órtese, prótese ou outros materiais necessários à melhora do quadro clínico ou cirúrgico e a assistência especializada, prestada por equipe multidisciplinar.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here