Ex-presidente francês Jacques Chirac morre aos 86 anos

0
531
Foto: New York Post/Anadolu Agency/Getty Images

Na manhã desta quinta-feira (26), faleceu o ex-presidente da França, Jacques Chirac aos 86 anos. A notícia foi confirmada e divulgada pelo genro do ex-presidente, Frederic Salat-Barou, marido de Claude, filha de Jacques.

No comunicado ele disse: “O presidente Jacques Chirac morreu esta manhã rodeado por família. Em paz.”

Jacques Chirac nasceu em Paris, em novembro de 1932. Filho único, ele cresceu na Corrèze, no centro-oeste francês. Em em 1956, Chirac se casou com uma aristocrata, Bernadette Chaudron de Courcel, com quem teve duas filhas e adotou uma terceira.

No fim da década de 1950 cumpriu o serviço militar na Argélia, onde participou nas operações militares contra os independentistas, o que rendeu uma medalha de honra.

Sua carreira política começou no conselho municipal de Sainte-Féréole, em Corrèze, em 1965. Depois, foi eleito deputado.

Jacques esteve na presidência da França entre os anos de 1995 a 2007 e à frente da prefeitura de Paris entre 1977 e 1995. Jacques Chirac foi o primeiro gestor da capital francesa a ser eleito pelo voto universal.

Já em 2011, o ex-presidente foi condenado a dois anos de prisão por peculato com dinheiro público e abuso de confiança na época em que foi prefeito de Paris. Por motivo de doença, Jacques Chirac não teve que cumprir a condenação na prisão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here