Começa período da piracema

0
337
Foto: Divulgação

O período da piracema começa nesta sexta-feira, 1º, em todo o Estado e vai até o dia 28 de fevereiro de 2020, informa a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Durante o período, estabelecido pela Instrução Normativa 02/2019, publicada em 16 de abril deste ano, as pescas esportiva, amadora, subaquática, ornamental e artesanal estão proibidas em todas as bacias hidrográficas de Goiás.

Também estão proibidos quaisquer tipos de competição ou evento esportivo ligado à pesca. Os quatro meses de defeso são primordiais para a reprodução da fauna aquática, preservação das espécies e manutenção dos estoques pesqueiros.

O defeso é o período em que as atividades de caça, coleta e pesca esportivas e comerciais ficam vetadas ou controladas. É estabelecido de acordo com a época em que os animais se reproduzem na natureza. Visa à preservação das espécies e à fruição sustentável dos recursos naturais.

Segundo a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Andréa Vulcanis, é preciso conscientização da sociedade durante o período. “Além do aspecto ecológico e ambiental da proteção das espécies aquáticas, que é nossa obrigação enquanto sociedade, os rios são fonte de alimento e renda para milhares de famílias goianas”, afirma. “Sem o respeito ao período de reprodução esta cadeia sustentável é quebrada e enfrentamos o desequilíbrio e a escassez”, destaca.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here